A Polícia Federal (PL) realiza uma operação, na manhã desta segunda-feira (04/08), contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, Supremo Tribunal Federal (STF).
O senador é alvo de medidas cautelares e passará a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Além disso, o parlamentar terá que entregar todos os seus passaportes.
Do Val foi alvo da ação policial no Aeroporto Internacional de Brasília, no momento em que desembarcou de voo dos Estados Unidos. Ele viajou para fora do Brasil e ficou dez dias em solo norte-americano, contrariando uma decisão di ministro. Moraes havia determinado a apreensão do passaporte dele, mas o senador viajou com o documento diplomático, que continuava com ele.
Marcos do Val é investigado por ter feito campanha nas redes sociais contra os policiais federais que atuavam na investigação da trama golpista. Nessa investigação, houve decisão para apreensão do passaporte dele em agosto de 2024, quando passou a ser investigado e teve as redes sociais bloqueadas.
Do Val foi levado ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica, órgão da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, responsável pela instalação de tornozeleiras.