O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM), inaugurou, neste sábado (29/11), durante a 27ª edição do Governo Presente, uma nova unidade do projeto Castramóvel, ampliando a disponibilidade de serviços veterinários gratuitos para cães e gatos em todo o Amazonas. A iniciativa contribui para o controle populacional, a prevenção de zoonoses e a redução do abandono de animais.
A ação reforça o compromisso do Governo do Estado com a causa animal, a saúde pública e o bem-estar das famílias que dependem do atendimento do projeto. A secretária da Sepet-AM, Joana Darc, destaca que a expectativa é ampliar o número de ações do Castramóvel, especialmente no interior do Amazonas.
“Com a nova unidade, a expectativa é expandir ainda mais o alcance das ações, especialmente nos municípios do interior, garantindo que comunidades mais distantes tenham acesso aos serviços. Isso é uma determinação do governador Wilson Lima, pois o Estado visa a saúde animal como questão de saúde pública, e o projeto Castramóvel vai ao encontro das necessidades da causa animal”, salientou a secretária.
Agora, o estado conta com cinco unidades móveis. Uma delas está em funcionamento em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) e outras quatro atuam na capital, realizando ações itinerantes nos bairros e em municípios do interior.
Mais de 70 mil castrações no Amazonas
Desde 2021, quando o projeto iniciou, o Castramóvel já realizou mais de 70 mil castrações no Amazonas, contribuindo para o controle populacional de animais, prevenção de zoonoses e redução do abandono.
O projeto já levou atendimento gratuito a diversos municípios, entre eles Anamã, Autazes, Barcelos, Careiro da Várzea, Carauari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Silves, além de vários bairros de Manaus.
Nova unidade
A unidade recém-inaugurada conta com estrutura moderna para atendimento, triagem e realização de cirurgias, seguindo todos os protocolos veterinários de segurança.
De acordo com a Sepet-AM, a ampliação do projeto atende a uma demanda crescente da população e fortalece uma política pública que já se consolidou como referência no país.