Equipe da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) resgatou dezenas de periquitos que foram atropelados na noite de sexta-feira (26/12), na avenida Ephigênio Salles, zona sul de Manaus, após um condutor de veículo de grande porte trafegar em alta velocidade, desrespeitando a sinalização existente no local, que indica limite de velocidade, proibição de circulação de veículos pesados na faixa esquerda da via e alerta para a permanência frequente das aves na área.
Motoristas que transitavam pela via flagraram o momento em que um caminhão, em velocidade incompatível com a via, provocou o deslocamento dos periquitos que estavam abrigados nas árvores às margens da pista e, em seguida, atropelou dezenas de animais, resultando em mortes e ferimentos graves às aves.
Resgate
Um integrante da equipe da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), que passava pelo local no momento do ocorrido, presenciou a situação e, com o apoio de outros motoristas, realizou o resgate dos animais que ainda apresentavam sinais vitais, além da retirada dos corpos dos periquitos mortos da pista, evitando novos atropelamentos.
“É muito triste ver isso acontecendo, porque sinalização e informação não faltam sobre a permanência desses animais nesse local. E mesmo com tudo isso, esses periquitos, por imprudência desse condutor, pagaram com suas vidas. É uma situação lamentável, triste e revoltante, quando a gente imagina que a vida de dezenas de animais silvestres foi tirada pela intransigência de uma pessoa”, afirmou a secretária da Sepet, Joana Darc.
Atendimento
Os animais feridos foram encaminhados imediatamente ao Hospital Público Veterinário, onde receberam atendimento de emergência. Ao todo, mais de 15 periquitos deram entrada na unidade. A equipe médico-veterinária identificou fraturas, lesões múltiplas e traumatismos decorrentes do impacto.
A secretária da Sepet, Joana Darc, comentou sobre o ocorrido e as condições em que os animais se encontram, e destacou que a rápida atuação da equipe tanto no que se refere ao resgate quanto ao encaminhamento ao Hospital foram essenciais para evitar danos maiores à fauna silvestre do Amazonas.
“Na mesma noite do ocorrido, integrantes da Sepet que passavam pelo local recolheram os animais que estavam bastante debilitados, mas ainda com vida, e encaminharam ao Hospital Público Veterinário para atendimento de urgência. Foram mais de 15 periquitos levados, e os veterinários identificaram fraturas, lesões e traumatismos graves. Estamos nos empenhando pela nossa fauna silvestre”, explicou a secretária.
Denúncia
Joana Darc lamentou o ocorrido e reforçou ainda o pedido de colaboração da população para identificar o condutor.
“As pessoas que presenciaram a situação e têm informações sobre o veículo que ocasionou essas mortes e atropelamentos podem me enviar mensagens. Eu buscarei justiça por esses animais. Enquanto isso, estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para aqueles que ainda estão lutando para sobreviver”, completou Joana Darc.
Para denunciar, entre em contato através do número (92) 98127-0070.
Legislação aplicável
O caso pode configurar crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que em seu artigo 29 prevê pena de detenção e multa para quem matar, perseguir ou causar danos à fauna silvestre.
Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997) estabelece que o condutor deve respeitar os limites de velocidade e a sinalização da via, sendo infração grave ou gravíssima dirigir de forma incompatível com a segurança, especialmente em locais sinalizados para proteção de pessoas e animais.
A Constituição Federal, em seu artigo 225, também determina que é dever do poder público e da coletividade proteger a fauna, vedando práticas que coloquem em risco sua função ecológica ou provoquem extinção de espécies.
O caso deverá ser apurado, e as informações reunidas poderão subsidiar a responsabilização do condutor envolvido.