Se depender das previsões do prefeito Arthur Virgílio (PSDB), a crise do sistema prisional de Manaus não encerra com a chacina do dia 26 de maio, quando 55 detentos foram mortos. Em conversa com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, o prefeito disse quem vem coisa mais pesada por aí.
— A meu ver o sistema penitenciário está completamente podre e os fatos vão provar isso dentro de pouco tempo .
Moral zero
De acordo com o tucano, com a chacina de Maio, o sistema prisional de Manaus, a confiabilidade e a confiança caíram a zero.
Narcotráfico avança
Arthur também alertou ao ministro Moro que o narcotráfico tem sido o grande mentor da explosão de invasões de terras em Manaus.
— O narcotráfico está avançando sem que haja uma reação do estado brasileiro. Parece que essa reação agora vem –, acredita Virgílio.
Morde e assopra
A declaração do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sobre a Zona Fanca de Manaus é o que pode se chamar de “ morde e assopra”. Ao comentar que o parlamento está estudando a redução de incentivos fiscais, Rodrigo arregaçou:
— Sou fã da zona franca de Manaus, mas ela custa muito caro. É importante que a gente fale desse tema com muita transparência –, afirmou.
Inimigos pra quê?
Quer dizer, quem precisa de inimigos com um aliado como Rodrigo Maia?
É só cortar na carne
Maia também cutucou o custo do funcionalismo público.
— O servidor público custa muito caro hoje para a sociedade brasileira, custa 67% do que seu equivalente no setor privado.
Que tal começar a cortar pelos salários e penduricalhos no custo do Congresso Nacional?
Plano Dubai
Após ter ciência do Plano Dubai, alternativa econômica à Zona Franca de Manaus em estudo pelo Governo Federal, o deputado José Ricardo (PT) afirmou que o projeto está sendo vendido como uma alternativa de desenvolvimento da região.
— No entanto, mais parece uma ameaça direta à continuidade da Zona Franca de Manaus!
Barbas de molho
Bem por isso, Zé da Kombi está convocando o Ministério da Economia para prestar esclarecimentos sobre o Plano Dubai, em Audiência Pública nas Comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.
Que plano é esse?
Além disso, o petista está encaminhando ofício ao Ministério da Economia, solicitando informações detalhadas sobre esse novo projeto.
Ramos bate…
Após criticar o ministro Sérgio Moro nas redes sociais, o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) foi alvo de críticas pesadas no Twitter e Instagram.
… Mas também apanha!
A maioria dos internautas cobravam que o parlamentar focasse na Reforma da Previdência, da qual é presidente da Comissão Especial.
Te explica
Falando em Moro, o Ministro da Justiça do presidente Jair Bolsonaro vai prestar esclarecimentos na Comissão de Constituição e Justiça do Senado na próxima semana, dia 19.
Te explica Moro 2
A motivação da presença do ex-juiz ao parlamento é dar explicações sobre o conteúdo das reportagens do site The Intercept Brasil que aponta supostas irregularidades na condução do processo contra o ex-presidente Lula, preso em 2018.
Polo de segurança
O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) esteve em Brasília (DF) onde ouviu do secretário nacional de segurança pública, general Guilherme Theophilo, de que faltam poucos detalhes para que o Amazonas seja anunciado de fato como sede do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Norte.
Combate à criminalidade
O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Norte será um instrumento de aprimoramento e integração de dados referentes à segurança e implantação de tecnologia no combate à criminalidade.
Careca nunca mais
Quase careca até a semana passada, o líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Marcel Alexandre (PHS), apareceu com um cabelo dar inveja a qualquer calvo. O fato não passou despercebido entre os colegas.
Alguns chegaram a comentar baixinho;
— Ih, com certeza ele comprou uma peruca.
Apertem os cintos
O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), assumiu o cargo de secretário-geral da Frente Parlamentar pela Promoção da Aviação na Amazônia, lançada ontem (11), em Brasília.
Frente voadora
O objetivo do grupo é fomentar a discussão e buscar soluções para um problema pertinente e recorrente na Amazônia, que é a precariedade da aviação regional.
Pé de ouvido
A deputada estadual Mayara Pinheiro (PP), esteve ontem em Brasília (DF) onde visitou o senador amazonense Plínio Valério (PSDB). O encontro foi registrado e publicado no twitter do parlamentar, que não revelou, no entanto, o teor da conversa.
Tuiteiro
Por falar em Plínio Valério, o senador tem sido um tuiteiro assíduo e tem usado com frequência a rede social para abordar temas de relevância para o Brasil e a Amazônia. Quando vereador de Manaus, o tucano pouco usava a ferramenta.
EM ALTA
Um doador de rim, que aos 84 anos resolveu doar o rim para a sua vizinha, que tem 72. Linda Nall colocou uma placa do jardim pedindo ajuda: “Eu sou do tipo O e preciso de um transplante de rim. Por favor me ajude”. Frank Dewhurst não pensou duas vezes. Percebendo a gravidade da situação, ele conversou com sua esposa e decidiu doar o próprio rim pra vizinha Linda.
EM BAIXA
O Senado da Nigéria, o país mais populoso da África (com mais de 160 milhões de habitantes) aprovou projeto de lei que criminaliza casamentos entre pessoas do mesmo sexo. O projeto de lei estabelece penas de 14 anos de prisão para homossexuais que casarem e 10 anos de prisão para quem for testemunha, ajudar a celebrar o casamento ou mesmo assistir a cerimônia.