Ao menos 15 veículos irregulares foram apreendidos durante a primeira ação entre a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e a Polícia Militar, em fiscalizações realizadas na manhã de segunda-feira, 9/7. Com o suporte de viaturas e policiais militares, disponibilizados de acordo com o termo de convênio assinado na última quinta-feira, 5, duas equipes de fiscais de transporte atuaram de forma simultânea em bairros das zonas Norte e Leste.
Dos veículos apreendidos, 12 eram motocicletas que faziam o transporte não autorizado de passageiros por mototáxi. Os demais, duas motocicletas e uma picape, eram de profissionais legalizados, do serviço de mototáxi e táxi-frete, que estavam com problemas na documentação exigida pela SMTU.
As abordagens foram acompanhadas por efetivo dos Comandos de Policiamento de Área (CPAs) das zonas Norte e Leste, além de agentes de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Foram percorridos os bairros São José, Grande Floresta, Grande Vitória, Tancredo Neves, Novo Aleixo, Mutirão, Santa Etelvina, Manoa, Cidade Nova, dentre outros.