Manaus registrou redução no índice de roubo a residência entre os meses de janeiro a agosto de 2024, em comparação ao ano anterior. Segundo o levantamento apontado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (CIESP), a capital teve uma diminuição de 25% dessas ocorrências, sendo que a maior diminuição ocorreu na zona oeste da cidade.
Os dados do Ciesp registrados entre janeiro a agosto deste ano, indicam que a maior redução foi na zona oeste com mais de 45 %, mas todas as demais apontaram quedas sendo que na zona centro oeste/centro/sul, a diminuição foi de 23%, na zona Leste 12%, na zona norte 26%, zona e a zona sul foram contabilizados menos nove ocorrências.
O titular do 8º Distrito Integrado de Polícia (DIP), delegado Fabiano Pignata ressalta que as ações integradas entre a Polícia Civil (PC-AM) e a Polícia Militar (PMAM), contribuíram e contribuem para esta redução.
“Toda essa capacidade da Polícia Judiciária na área se deve por essa atuação integrada, inclusive com troca de informações de inteligência do 8º Cicom, da própria seccional e do 8º DIP no objetivo justamente de tentar desbaratar esses criminosos que atuavam aqui na área”, disse o delegado.
Uma das diligências usadas para coibir o roubo a residências na zona oeste foi à realização de rondas nas áreas com maior incidência criminal, conforme explicou o subcomandante do Batalhão Oeste, major Olavo.
"Nós fizemos o policiamento voltado para os condomínios nas áreas adjacentes em que os policiais vão de viatura nos condomínios, visitam os porteiros, visitam as pessoas, entram em contato, deixam o seu telefone e nos principais horários, onde os dados estatísticos demonstram que estavam tendo assalto. Então as viaturas se deslocam a esses locais, isso inibe a ação dos infratores", informou o subcomandante.
Denúncias
A PMAM orienta a população a denunciar atividades criminosas pelos números emergenciais 190 e também pelo Disk-Denúncia 181. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
O delegado Fabiano Pignata solicita a quem tiver informações ou paradeiro de algum investigado ou criminoso, deve entrar em contato com o número (92) 3668-7608, o disque-denúncia do 8º DIP. Os dados dos denunciantes serão mantidos em total sigilo.