Startups com atuação nos estados da Amazônia Legal já podem se inscrever para participar da Arena Empreendedora do Bioeconomy Amazon Summit 2025 (BAS 2025), que acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. O evento vai reunir 150 startups com soluções em bioeconomia e inovação sustentável, além de colocar os empreendedores amazônidas no centro das atenções.
A Arena Empreendedora é o espaço mais dinâmico do BAS 2025: com estandes, palco para pitchs e uma programação intensa de conexões estratégicas com investidores, aceleradoras, empresas e lideranças do setor público e privado. A proposta é clara: fortalecer quem já empreende com foco em floresta em pé, ciência, biodiversidade, alimentos da sociobiodiversidade, cosméticos naturais, rastreabilidade e tecnologias ambientais.
Empreendedoras e empreendedores dos nove estados da Amazônia Legal — Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins — terão prioridade na seleção. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. O formulário está disponível em: bit.ly/empreendedor-bas.
Para além da exposição e visibilidade, startups selecionadas poderão vender seus produtos no evento, apresentar-se a investidores, ganhar mentoria e abrir novas frentes de negócio. A edição anterior, realizada em Belém, contou com 76 startups. Agora, em Manaus, o número de selecionadas dobrou.
O Bioeconomy Amazon Summit é promovido pelo Pacto Global – Rede Brasil e pela gestora de venture capital KPTL, com apoio do Governo do Amazonas, Jornada Amazônia, Rede Amazônica, Kyvo, Swissnex, Fundação Amazônia Sustentável, ASSOBIO, Plataforma Parceiros Pela Amazônia, Nesst, entre outros. A segunda edição do evento amplia o alcance em relação a 2024, quando 76 startups participaram em Belém. Este ano, o número de selecionadas dobrou.
As startups interessadas devem preencher um formulário com informações sobre seus negócios, que auxiliam tanto na seleção quanto na identificação de possíveis conexões de interesse durante o evento, como rodadas de investimento. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas e sujeitas a critérios de seleção. O link para inscrição é: bit.ly/empreendedor-bas.
Entre as vantagens de participar, as startups selecionadas poderão se apresentar a potenciais investidores, além de vender seus produtos diretamente no evento, em uma oportunidade de gerar receita, ampliar a base de clientes e fortalecer a marca no mercado regional e nacional.
O evento faz parte de uma agenda estratégica rumo à COP 30, que ocorrerá em novembro, em Belém. O BAS se propõe a ser uma grande vitrine para a inovação amazônica, em um momento de crescente mobilização global por soluções de baixo carbono, preservação da biodiversidade e desenvolvimento socioeconômico responsável.
“Após a primeira edição do BAS, em Belém, vislumbramos uma série de oportunidades de negócios para as empresas e startups locais, que tão bem trabalham com bioeconomia. Levantar mais pontes entre os dois lados é novamente o que move o Pacto Global - Rede Brasil na promoção deste evento, que ambiciona ser uma agenda relevante no fomento à economia da Região Amazônica até 2030”, afirma Guilherme Xavier, diretor-executivo interino do Pacto Global - Rede Brasil.
"Queremos apoiar e dar palco às startups que estão criando soluções alinhadas ao futuro que o planeta precisa. O Bioeconomy Amazon Summit é mais do que um evento: é uma plataforma de transformação para a Amazônia", afirma Renato Ramalho, CEO da KPTL.
Segundo os organizadores, startups de todas as regiões do Brasil podem se inscrever, desde que atuem em setores estratégicos como alimentos e bebidas, saúde e cosméticos, agronegócio, dados, energia renovável, biotecnologia e tecnologias de impacto climático.
A participação é especialmente relevante para startups que buscam ampliar conexões, validar suas soluções em um mercado crescente e preparar suas empresas para captação de investimento, parcerias comerciais e expansão.
A edição passada do BAS reuniu mais de 600 participantes e consolidou a importância de eventos que aproximam inovação, impacto social e desenvolvimento econômico em regiões estratégicas como a Amazônia.
Mais informações e o regulamento completo para inscrição estão disponíveis em: bit.ly/empreendedor-bas.
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Tem mais de 20 mil participantes distribuídos em 62 redes que cobrem 77 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há ainda 5 Hubs em diferentes regiões do mundo e mais 14 gerentes regionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 20 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org
O Pacto Global – Rede Brasil foi criado em 2003 e, hoje, é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2 mil participantes. Os mais de 60 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br
Sobre a KPTL
A KPTL é uma gestora de Venture Capital com 65 empresas investidas e que acredita em iniciativas sólidas de inovação e tecnologia nos mais variados segmentos. Entre seus setores de atuação, estão o Agronegócio, Saúde, Floresta, Clima, Energia, IoT, entre outros. Sediada em São Paulo, a empresa tem time próprio nos principais centros de inovação do Brasil e segue em busca de startups com consistência e grande potencial de crescimento.