Ir para o conteúdo

Suframa fomenta debate e sugere grande encontro 'Zona Franca+ESG' em Manaus

A proposta é que o evento seja realizado na segunda quinzena de novembro

Foto: Divulgação

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou da 16ª Reunião da Comissão Cieam de ESG, realizada esta semana, no Centro da Indústria do Estado do Amazonas. O objetivo foi evidenciar o papel estratégico do setor privado como protagonista na construção de soluções que fortalecem a Zona Franca de Manaus e posicionam o Amazonas como referência nacional e internacional rumo à COP30, contudo, a Suframa utilizou o evento para sugerir a realização de um grande encontro intitulado "Zona Franca+ESG".

A proposta é que seja na segunda quinzena de novembro próximo, na sede da Autarquia, conforme informou o o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar. "Levamos a proposta e o Cieam prontamente aprovou. A entidade vai estar conosco na organização. Foi um momento muito promissor, para um evento em que iremos tratar juntos sobre todas as questões ligadas à temática", informou o superintendente-adjunto Executivo, que representou a Suframa no evento do Cieam.

A Iniciativa “ZFM + ESG” foi lançada pela Suframa no último mês de março, por meio da Portaria 1860/2025, como forma de incentivar empresas, indústrias e demais instituições atuantes a implementar ações Sociais, Ambientais e de Governança Corporativa, no escopo do que atualmente é reconhecido como “ESG”.
A reunião no Cieam foi conduzida pela coordenadora da comissão, Régia Moreira, e também teve a participação do presidente executivo da entidade, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, além de reunir representantes das áreas de Qualidade, RH, SSO, Inovação, Tecnologia e SGI.

Turismo industrialPouco antes de palestrar no Cieam, Frederico Aguiar esteve presente no evento de inauguração do programa “Por Dentro do BMW Group Brasil”, realizado na tarde de quarta-feira (17), na fábrica de Manaus. A iniciativa abre as portas da unidade para visitação pública, permitindo ao público conhecer o chão de fábrica onde ocorre o processo de produção das motocicletas.

O evento reuniu autoridades, integrantes da indústria e instituições como a Suframa, que esteve representada pelo superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar. Ele foi um dos convidados a se pronunciar sobre a importância do programa e ressaltou que atividades similares já vem sendo proporcionadas à empresa pela Autarquia, em Manaus, por meio do programa Zona Franca de Portas Abertas, idealizado e executado pela Suframa no Polo Industrial de Manaus (PIM).

"Por meio do programa Zona Franca de Portas Abertas, a Suframa começa a demonstrar que é possível, a partir da Zona Franca, gerar negócios no turismo, especificamente no turismo industrial. É a primeira fábrica que institui um programa próprio de turismo. Traduzindo: para o turista que vier a Manaus, a agência irá vender um ticket e ele terá direito à visita e a receber um brinde da BMW, além de participar de palestra e ter acesso a um coffee break", sintetizou o superintendente-adjunto.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes