Ir para o conteúdo

Suframa participa de lançamento de projeto de capacitação em Robótica no Amapá

Iniciativa tem o objetivo de oferecer capacitação em robótica em escolas públicas amapaenses

A Suframa participou na manhã desta segunda-feira (11), no Auditório da Escola Estadual Augusto Antunes, em Santana-AP, da inauguração do primeiro Centro Tecnológico em Robótica do Amapá e do lançamento do projeto Samaúma Tech. Com utilização de recursos oriundos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (ZFM), a iniciativa tem o objetivo de oferecer capacitação em robótica em escolas públicas amapaenses, alcançando 340 professores e mais de seis mil estudantes.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, acompanhado do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, representou a Autarquia na solenidade em que também esteve presente o vice-governador do Amapá, Antônio Pinheiro Teles Júnior, além de outras autoridades do Estado. Em seu discurso, o superintendente destacou que a Suframa atua como parceira de políticas públicas idealizadas para fomentar o ecossistema de inovação na Amazônia. “É uma satisfação participar de um projeto que traz tecnologia para dentro das escolas públicas do Estado Amapá. Serão 18 laboratórios de robótica montados em 16 municípios. Isso representa avanço e incentiva a inovação”, observou Saraiva.

O vice-governador do Amapá, Teles Júnior, ressaltou o impacto dos incentivos fiscais provenientes da ZFM e Área de Livre Comércio no Amapá, bem como a importância das ações promotoras do desenvolvimento sustentável regional realizadas pela Suframa. “Talvez vocês não saibam, mas de cada dez empregos gerados no Amapá, exatamente sete são resultado do trabalho da Suframa. Muitos papais e mamães de vocês, alunos, têm sua carteira assinada proporcionada pelos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e Área de Livre Comércio de Macapá-Santana, gerenciados pela Suframa, permitindo que muitas atividades econômicas pudessem ser realizadas e novas matrizes econômicas desenvolvidas aqui no Estado”, frisou.

Robótica
O “Samaúma Tech” é um projeto educacional e tecnológico apoiado pelo Governo do Amapá, implementado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e coordenado pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS).

O projeto utiliza recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) provenientes da Lei de Informática na ZFM, a partir do Programa Prioritário: Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), com acompanhamento e fiscalização da Suframa.

O Sumaúma Tech recebeu investimentos de empresas beneficiadas pela Lei de Informática da ZFM, como a Positivo Tecnologia, com aporte de R$ 6 milhões para estrutura e desenvolvimento tecnológico da ação.

O projeto é exclusivo aos professores das escolas municipais de ensino fundamental, visando formá-los em tecnologias de robótica educacional, disponibilizar laboratórios tecnológicos nas escolas e contribuir para o desenvolvimento de recursos didáticos. Serão utilizados kits didáticos eletrônicos, com o foco de promover a educação tecnológica dos estudantes, preparando-os para carreiras na área tecnológica e para as exigências da Indústria 4.0.

Com estimativa de duração de dois anos, o projeto almeja capacitar 340 professores da rede pública, impactando na aprendizagem tecnológica de mais de seis mil alunos. O plano de ação prevê, ao longo de 24 meses, a instalação de 18 laboratórios tecnológicos em escolas dos 16 municípios do Amapá, sendo quatro deles localizados nos municípios mais populosos: Macapá e Santana.

Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CMM

Mais Recentes