A Suframa promove nos dias 17 e 18 deste mês, na sede da Autarquia, a “1ª Feira de Empreendimentos e Negócios do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS)”. O evento é aberto ao público em geral e foi idealizado para apresentar os empreendimentos das áreas do DAS localizados em Manaus e no município de Rio Preto da Eva (a 70 quilômetros de Manaus), debater soluções para o primeiro setor, além de estabelecer parcerias comerciais e atrair novos investimentos.
A feira do DAS começa às 9h e prossegue até 16h com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (Idam) e TV Encontro das Águas, das prefeituras de Manaus e Rio Preto da Eva, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM).
Além de contar com a participação de instituições técnicas e financeiras, a feira terá aproximadamente 50 expositores, entre os quais produtores do DAS, para apresentação de empreendimentos em áreas como piscicultura, caprinocultura, suinocultura, horticultura e fruticultura, com destaque para produção de ração, couro de peixe, laticínios, grama, fertilizantes, laranja, açaí, guaraná, ovos, pitaia, polpas de frutas, cana-de-açúcar, dendê, entre outros.
A programação prevê, ainda, atividades paralelas no auditório da Suframa, como painéis específicos de produtos com palestras de técnicos e empresários especialistas no assunto, assim como apresentação da carta de serviços, por parte de instituições financeiras, disponíveis aos empreendedores do DAS.
Público-alvo
Também estão programadas divulgação e venda de produtos cultivados, palestras com temáticas voltadas ao primeiro setor, exposições de projetos e encontro de negócios – que ocorre de 9h às 11h do dia 18 - apresentados no auditório da Suframa ao público-alvo do evento, formado por cozinhas industriais, bares e restaurantes, supermercados e atacadistas.
Divulgação
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, explica que o fato de o DAS não ter crescido nas mesmas proporções que o Polo Industrial de Manaus (PIM) e ter tido problemas com a ocupação irregular de algumas terras, os empreendimentos e negócios gerados no local acabaram não recebendo o devido reconhecimento. Nesse sentido, a feira será importante em termos de divulgação do que hoje é produzido no distrito agropecuário e da importância do projeto para o desenvolvimento da Amazônia. “Atualmente há propriedades cultivadas por unidades familiares para consumo próprio, seguidas de culturas diversificadas de subsistência e empreendimentos de médio e grande porte, produzindo de forma empresarial, com grandes áreas plantadas e utilização de equipamentos de fertilização do solo, pulverização, colheita, lavagem do produto e acondicionamento para comercialização. Essa feira foi criada para divulgar esses empreendimentos, para atrair investimentos em áreas como agroindústrias, bioeconomia e turismo ecológico, e quem sabe, por exemplo, gerar negócios dos produtores com atacadistas e supermercados”, pontuou o superintendente.
Extensão
O DAS possui área total de 589.334 hectares, entre Manaus e Rio Preto da Eva. Além disso, conta com uma extensão de 656,6 quilômetros de estradas vicinais, com área cortada no sentido Norte/Sul pela BR-174 e, em parte no sentido Leste/Oeste, pela rodovia AM-010, que liga a capital amazonense ao município de Itacoatiara-AM. As atividades agrícolas estendem-se também à área de Expansão do Distrito Industrial (AEDI), que forma um cinturão verde na cidade de Manaus.