A Suframa participa, entre 24 de outubro e 2 de novembro, de uma missão internacional a Shenzhen, na China, a convite da Fundação para o Intercâmbio Internacional e Cooperação de Shenzhen (SFIEC). O objetivo é estreitar relações institucionais e prospectar parcerias nos setores de tecnologia, inovação e manufatura avançada.
Na segunda-feira (27), a comitiva da Autarquia iniciou as atividades com visita ao Qianhai Shenzhen-Hong Kong Youth Innovation and Entrepreneur Hub (E-Hub), espaço de apoio a startups e projetos de inovação em áreas como inteligência artificial, novos materiais e biotecnologia. No local, foram realizadas reuniões com as empresas i2cool e Vispek, especializadas, respectivamente, no desenvolvimento de materiais de refrigeração passiva e sensores espectrômetros.
Ainda no mesmo dia, no período da tarde, a delegação visitou o Porto de Yantian, administrado pela Yantian International Container Terminals Limited (YICT), um dos maiores e mais modernos terminais de contêineres do mundo, que mantém rotas diretas de transporte marítimo com portos brasileiros, como Santos e Pecém.
Na terça-feira (28), a programação prosseguiu com visita à Unilumin Group Co. Ltd., fabricante líder global de painéis e soluções de iluminação em LED, com presença em mais de 160 países e atuação no Brasil desde 2007. A agenda incluiu tour pelas linhas de produção e rodada de discussões sobre oportunidades de cooperação tecnológica. À tarde, a comitiva conheceu as instalações da TCL Moka Technology Co., uma das subsidiárias do grupo TCL especializada em displays e produtos eletrônicos de ponta.
A comitiva é formada pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, pela engenheira de Operações, Camilla Carneiro, e pela procuradora-chefe, Diana Azin.
Reconhecida como o “Vale do Silício” chinês, Shenzhen concentra grandes empresas de semicondutores, eletroeletrônicos, telecomunicações e energias renováveis, sendo um dos principais polos tecnológicos do mundo.
O coordenador Arthur Lisboa explica que a ação faz parte do plano de prospecção de novos negócios da Suframa e inclui tratativas com empresas de segmentos estratégicos interessadas em se instalar na Zona Franca de Manaus (ZFM). A missão também prevê a realização do simpósio bilateral Shenzhen-Manaus, voltado à apresentação das oportunidades da ZFM, além de reuniões com companhias dos setores de energia renovável, motocompressores e bens de informática e telecomunicações.
“A missão representa um passo importante na estratégia de aproximação com o ecossistema de inovação chinês e na busca por novas oportunidades para a Zona Franca de Manaus no cenário global”, destacou a procuradora-chefe, Diana Azin.