A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurrc), cumpriu, nesta terça-feira (13/05), mandado de prisão temporária de Anderson de Melo de Lima, 30, conhecido como “Jucá”, envolvido com o roubo a um ônibus da linha 652, praticado no dia 6 de dezembro de 2024.
O crime ainda contou com a participação dos irmãos Vitorio Henrique da Silva Brasil, 18, e Wagner da Silva Brasil, 20, que foram indiciados pelo crime.
De acordo com o delegado Charles Araújo, diretor do Nurrc, na ocasião do crime, os autores roubaram vários objetos das vítimas, incluindo dinheiro e celulares, ameaçando-as com uso de faca. O roubo foi registrado por câmeras de segurança do local.
“Apresentamos mais um caso elucidado pelo Nurrc, que está ativo na desarticulação de grupos criminosos que insistem em continuar praticando estes roubos a transportes coletivos. Após investigação, conseguimos identificar e qualificar os três indivíduos apontados como responsáveis por esse roubo a um ônibus da linha 652, em dezembro de 2024”, disse o delegado.
Conforme o delegado, Anderson foi responsável por coletar os aparelhos celulares e outros bens das vítimas. Já os outros dois indiciados foram os responsáveis por estar com as facas utilizadas para ameaçar as vítimas.
“O ‘Jucá’ foi preso na manhã desta terça-feira, no bairro Nova Cidade, zona norte. Ele passou por oitiva e confessou a prática criminosa, que foi registrada por câmeras de segurança, e divulgadas a imprensa anteriormente. Em relação aos dois irmãos, Vitorio Henrique e Wagner da Silva, identificados como os comparsas de Anderson, eles também serão responsabilizados pelo roubo majorado”, destacou.
O delegado também destacou que este é o décimo grupo criminoso que o Nurcc desarticula e retira de circulação. Ele também frisou a importância da colaboração da população, que, por meio das denúncias, contribuem na localização dos criminosos, e a divulgação realizada pela imprensa.
Atuação do Nurrc
O delegado Charles Araújo também mencionou que, em menos de um ano da criação do Nurrc, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), foi possível zerar o número de roubos a transportes em rotas, nos primeiros quatro meses deste ano, em comparação com a mesma época em 2024. Quanto aos roubos em coletivos, houve redução em 51%.
“Nos primeiros quatro meses de 2024, contabilizávamos 95 ocorrências de roubos a rotas do Polo Industrial de Manaus. Hoje, esse número está zerado. Por meio do árduo trabalho da SSP-AM, sob coordenação do coronel Vinícius Almeida, do delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, além da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), continuamos o trabalho com o objetivo de zerar o número de roubos a ônibus da capital”, afirmou.
Procedimentos
Anderson de Melo de Lima responderá por roubo majorado; Vitorio Henrique da Silva Brasil e Wagner da Silva Brasil serão indiciados pelo mesmo crime. Todos permanecerão à disposição da Justiça.