Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Tapauá já iniciaram o trabalho de coleta de amostras de água de todos os poços que abastecem o sistema no município. A ação faz parte do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), que analisa as condições de potabilidade da água para o consumo da população.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Januário Neto, a amostras recolhidas em Tapauá serão enviadas para análise no (LACEN-AM), onde serão avaliadas se as características físico-químicas e microbiológicas atendem as recomendações do Mistério da Saúde. “Existe uma portaria do Ministério da Saúde quanto à vigilância da qualidade da água para consumo humano e a Prefeitura de Tapauá está atenta à essas determinações”, afirma Januário.
A Portaria MS nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para verificar o atendimento à norma de potabilidade da água. De acordo com o documento, são considerados os aspectos socioambientais, de acordo com a realidade local, para avaliar se a água consumida pela população apresenta risco à saúde humana.
“É a primeira vez que o Município recebe a devida atenção no que se refere aos cuidados com a água para consumo humano. É sabido que esse período do ano (julho, agosto, setembro e novembro) os casos de doença diarreica aguda e doenças de veiculação hídrica aumentam consideravelmente”, explica Januário Neto.
Segundo o prefeito de Tapauá, José Guedes, o Zezito, o VIGIAGUA em Tapauá vai mapear, identificar e monitorar possíveis contaminações ou alterações na água que abastece todo o sistema de abastecimento do município.
“Definitivamente é um salto de qualidade na saúde da população tapauaense. Trabalhando na prevenção, conseguimos economizar muito nos gastos com tratamentos de doenças e sobra dinheiro para outros investimentos para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Isso é gestão inteligente. Isso é responsabilidade e compromisso com a coisa pública”, destaca o prefeito Zezito.