O Governo do Amazonas enviou, nesta segunda-feira (04/05), 74 cilindros de oxigênio para o Hospital Regional de Tefé. A unidade é referência de atendimento de média e alta complexidade para a Região de Saúde conhecida como Triângulo, que compreende, além de Tefé, os municípios de Japurá, Maraã, Juruá, Uarini, e Alvarães. O transporte da carga foi feito por via fluvial e aéreo.
Nesta terça-feira (05/05), Tefé também recebe mais 15 bombas de infusão, totalizando 30 no município. “É um reforço para ampliar e melhorar as condições de atendimento à população nos hospitais do interior durante a pandemia do novo coronavírus. É uma soma de esforços das três esferas (Município, Estado e Governo Federal) para prover a saúde pública”, afirmou o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo.
De acordo com o diretor de Logística da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Ionaldo Vasconcelos, os cilindros foram remanejados da capital para o município após o Governo instalar tanques estacionários de oxigênio em hospitais e serviços de pronto atendimento de Manaus.
“Mandamos 250 cilindros para Tabatinga e estamos aguardando a chegada de mais 200 cilindros de oxigênio que foram adquiridos pelo Governo do Estado para atender a outras demandas do interior”, disse o diretor de logística.
Já no município de Itacoatiara foi instalado um tanque de oxigênio nesta segunda-feira. A previsão é que os municípios de Manacapuru e Presidente Figueiredo sejam os próximos a receberem os tanques.