A vereadora de Borba Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como "Betinha", causou indignação nacional ao se manifestar favorável a violência contra a mulher.
“Eu sou a favor da violência contra a mulher, sim, quando o homem bate na mulher, eu aprovo, mas eu também sou contra, quando a mulher bate no homem, tem mulher que merece apanhar, tem sim, sabe por quê? Às vezes eu já presenciei caso que a mulher se bate ela mesma para condenar o homem”, disse a vereadora no plenário da Câmara Municipal de Borba dessa segunda-feira (30/09).
🚨 Vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), de Borba (AM), declarou em plenário: “Eu sou a favor da violência contra a mulher. Tem mulher que merece apanhar, tem sim.”
— Mário Adolfo Filho (@marioadolfo) September 30, 2025
Inacreditável: em pleno 2025, uma parlamentar legitima agressão contra mulheres.
Vergonha nacional. pic.twitter.com/Ip3tLdHY22
A fala ocorreu enquanto a parlamentar defendia o vereador Pedro Paz (União Brasil), denunciado pela vereadora Professora Jéssica (DC) após levantar o dedo em sua direção durante pronunciamento na tribuna.
Elizabeth argumentou que o gesto não foi direcionado a Jéssica e que se tratava de um modo “particular” de expressão do vereador. Na ocasião, afirmou ainda que pretendia apresentar uma denúncia contra a colega à Comissão de Ética.
A declaração de "Betinha" gerou reação de movimentos sociais, parlamentares e cidadãos, que cobraram providências legais e políticas. Nas redes sociais, diversos internautas pediram que a vereadora seja responsabilizada.
"Essa mulher não representa nenhuma mulher do Amazonas, ela merece ser punida pela falta de respeito com a causa que é um dos maiores problemas do nosso estado" disse uma internauta.
Até o momento, Elizabeth Maciel não se retratou publicamente sobre a fala polêmica. E a Câmara Municipal de Borba não informou se pretende adotar medidas disciplinares.