O cruzeiro MS Insignia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realizou o receptivo do quinto navio da temporada de cruzeiros 2024/2025 que permanecerá na cidade até sexta-feira (17/01).
Os atrativos turísticos como Teatro Amazonas, Mercado Adolpho Lisboa, Encontro das Águas, City Tour em Manaus e visita a comunidades indígenas fazem parte do roteiro dos turistas, que contam animados sobre a estadia no estado.
A americana Ila Roudebush, de Nevada, conta o fascínio que sente pelo Amazonas e expressou a emoção ao revisitar o estado após 27 anos.
"Eu estive aqui em 1997, e queria voltar. Estou interessada em ver o Teatro Amazonas, porque me lembro que era muito, muito bonito. E também os botos cor-de-rosa e o Encontro das Águas, que é absolutamente fantástico. Quero dizer, todo mundo deveria ver isso pelo menos uma vez na vida," disse a turista.
Já o casal australiano Jenny Richardson e David Richardson destacou sua animação com a oportunidade de vivenciar de perto as riquezas naturais e culturais da Amazônia.
"Estamos realmente ansiosos para ver o Encontro das Águas, observar algumas piranhas, os botos e conhecer um pouco da floresta. Esperamos que tudo corra bem. Estamos ansiosos por isso. É uma aventura. Esperamos ver a verdadeira Amazônia," disseram os turistas.
Com aproximadamente 180 metros de comprimento, o MS Insignia faz parte de uma viagem ao redor do mundo com 180 dias de duração. Após sua estadia em Manaus, o navio seguirá para Parintins (localizada a 369 quilômetros de Manaus).
Temporada de cruzeiros 2024/2025
O receptivo organizado Amazonastur incluiu a entrega de mapas turísticos, além de atendimento bilíngue no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a aplicação de pesquisa de satisfação e perfil de turistas.
A temporada de cruzeiros 2024/202 teve início em outubro e além do Insignia recebeu 4 navios: MS Nautica, que esteve pela primeira vez no Amazonas; MS Seven Seas Mariner, Sirena e Viking Sea. A temporada segue até maio e finaliza com 15 navios vindos ao estado, movimentando cerca de 19 mil turistas.