As fortes chuvas que atingiram Manaus na noite deste domingo (7/12) geraram ao menos 32 ocorrências registradas pelos órgãos municipais até as 21h50, segundo o Centro de Cooperação da Cidade (CCC). Rajadas de vento que chegaram a 55 km/h contribuíram para o aumento das demandas.
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que os bairros mais afetados pelo volume de chuva foram Cidade de Deus (60 mm), Puraquequara (52 mm), Santa Luzia (46 mm), Colônia Antônio Aleixo (41 mm) e Santa Etelvina (33 mm).
As chamadas chegaram pelo número 199, da Defesa Civil, que mantém atendimento 24 horas. As ocorrências foram repassadas para equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), responsável pelas respostas em campo.
Entre as ocorrências atendidas, foram registrados: seis alagações na zona Leste; 15 tombamentos de árvores (três na zona Centro-Oeste, cinco na zona Leste, quatro na zona Sul e três na zona Oeste); duas erosões na zona Sul; um desabamento na zona Sul; seis destelhamentos na zona Norte; dois riscos de desabar na zona Leste.
Orientação e Alerta
O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), da Defesa Civil do Amazonas, alerta sobre a possibilidade de ocorrência de corrida de massa para os bairros Cidade Nova e Cidade de Deus. A previsão indica que a chuva deve continuar caindo, aumentando o registro pluviométrico na região.
A Defesa Civil de Manaus orienta a população para observar sinais de instabilidade como rachaduras no solo e deixar imediatamente a residência, caso perceba qualquer indício de movimentação.
Atendimento 24 horas
A Prefeitura de Manaus reforça a permanente disponibilidade do Disque 199, ou pelo número 98802-3547 operado pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), para atendimento imediato às demandas da população em situações emergenciais, funcionando ininterruptamente, 24 horas por dia.
As equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) seguem em prontidão para garantir a segurança e o bem-estar da população diante das condições climáticas adversas.