A tradicional feira da Manaus Moderna, no Centro de Manaus, virou cenário de um novo curta-documentário que propõe olhar para quem mantém o espaço funcionando antes mesmo do dia clarear. “Tesouros da Manaus Moderna”, estreia do cineasta amazonense Delbson Barroso na direção de documentário, acompanha personagens que tiram dali o sustento - como vendedor de peixe, vendedora de café e carregadores que fazem a engrenagem do mercado girar.
De acordo com as informações de divulgação, o filme foi pensado a partir da relação afetiva de frequentadores com a feira e busca inverter o ponto de vista, colocando a câmera no cotidiano de quem “faz tudo isso acontecer”.
Com 16 minutos de duração, o curta tem fotografia de Juan Pablo Brandão, que também assina o roteiro. O som direto é de Naila Fernandes. O projeto foi viabilizado por edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
A produção tem sido apresentada como um trabalho que, além de registrar o comércio e o movimento diário da Manaus Moderna, busca destacar o espaço como território de memória, trabalho e identidade da cidade.
“Todo manauara tem uma história com a Manaus Moderna, seja indo no domingo fazer a feira da semana ou na sexta-feira, quando chegam os produtos. Eu sempre estive nesse lugar de quem vai comprar. A ideia foi inverter o olhar e mostrar quem faz tudo isso acontecer”, afirma Delbson Barroso.

Serviço
Lançamento do documentário “Tesouros da Manaus Moderna”
📅 11 de fevereiro (Quarta-feira)
🕡 18h30
📍 Cineteatro Guarany (Villa Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro – Av. Sete de Setembro, 1546 – Centro)
🎟️ Entrada gratuita (sujeita à lotação)
Ficha técnica (principais créditos)
- Direção e produção: Delbson Barroso
- Direção de fotografia e roteiro: Juan Pablo Brandão
- Assistência de câmera: João Pantoja
- Som direto: Naila Fernandes
- Edição e finalização: Delbson Barroso
- Making of: Alailson Santos
- Designer: Bruna Colares