A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) inicia, nesta quinta-feira (08/07), a operação de testagens de detecção para Covid-19 no Terminal Rodoviário de Manaus. Os passageiros recém-chegados à capital serão abordados e convidados a realizar, voluntariamente e gratuitamente, exames RT-PCR e teste de antígeno.
Esse é o terceiro ponto de testagem de passageiros em Manaus. A operação conta com bases de detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Porto de Manaus. As testagens constituem a Vigilância Genômica do Amazonas, ferramenta para análise do cenário epidemiológico de Covid-19 no Estado, incluindo o monitoramento de amostras para detectar variantes do vírus.
De acordo com o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, o novo ponto fortalece a operação de testagens e oportuniza o monitoramento de passageiros, que transitam vindos dos municípios do interior do Estado e até de outros estados. “O novo coronavírus permanece circulando em todo o país e as testagens são ferramentas importantes para identificar os casos, isolá-los e evitar a disseminação da Covid-19”, afirma.
A coordenadora da operação de testagens e gerente da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-RCP), Evelyn César, explica que, caso um exame apresente resultado positivo para Covid-19, a amostra nasofaríngea segue para sequenciamento genético, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), para identificar qual o tipo de variante do vírus. “Os testes também servem para termos ciência sobre quais variantes estão circulando no Estado”, completa Evelyn.