Familiares de detentos que cumpriam pena na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru (distante 68 quilômetros em linha reta de Manaus) ficaram revoltados na manhã desta segunda-feira (1°), após transferência de 17 deles para unidades prisionais da capital. A ação foi realizada pelas Polícias Civil e Militar em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), após determinação judicial.
De acordo com o delegado Rodrigo Torres, titular da unidade policial e coordenador da ação, a transferência foi realizada por determinação judicial tanto da Vara de Execuções Penais (VEP) da capital, quanto da VEP de Manacapuru.
Os familiares revoltados gritaram que amavam os seus familiares e questionaram os policiais se eles não tinham família. Alguns deles ainda bateram na lateral do carro da Seap, no intuito de impedir o procedimento.
“Essa é a segunda transferência do ano realizada no município. Na primeira foram transferidos 32 detentos e hoje 17, totalizando 49 transferências”, destacou o titular.
Os 17 presos serão encaminhados à Central de Recebimento e Triagem (CRT), e após os procedimentos cabíveis eles serão distribuídos nas unidades prisionais da capital.
Fonte: Portal Em Tempo