Os motoristas que já estavam acostumados a trafegas pela faixa ajuda precisam estar atentos para o fim da liberação das faixas exclusivas para carros que não são do transporte coletivo. A partir deste sábado, 24/11, que for flagrado será multado.
A faixa exclusiva que retornam a ter restrições são as das avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós e Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife). A faixa restrita estava liberada para todos os veículos desde março deste ano por conta de obras executadas na avenida Djalma Batista.
O prazo do 14 de novembro até esta sexta-feira, 23/11, foi definido pelo Instituto Municipal de Trânsito (Manaustrans) como período de orientação dos motoristas. Esse corredor exclusivo beneficia os mais de 400 mil usuários que utilizam os ônibus da faixa azul.
De acordo com sinalização instalada, a faixa exclusiva funcionará de segunda a sexta-feira, das 4h às 22h. Aos sábados, de 4h ao meio-dia. E, nos domingos e feriados, a faixa fica liberada para todos os veículos.
Nos dias e horários de funcionamento, a faixa exclusiva deve ser utilizada por ônibus, táxis, veículo especial/fretamento, veículos de transporte de tropa e equipamento bélicos das forças armadas, veículos guincho em efetivo serviço de remoção, além de veículos de urgência, emergência e operacionais, devidamente identificados.
O condutor que circular na faixa exclusiva fora dos horários e dias permitidos comete infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).