Ir para o conteúdo

TRE-AM oferece serviços eleitorais em área rural de Manaus

Os atendimentos ocorrem entre os dias 23 e 25 de julho, com emissão de títulos, transferências e coleta biométrica

Facilitar o acesso aos serviços eleitorais e fortalecer a cidadania estão entre as principais metas da Justiça Eleitoral, que tem ampliado sua presença em comunidades e municípios distantes. Entre os dias 23 e 25 de julho, a Comunidade Agrícola São Francisco de Caramuri, localizada na área rural do município de Manaus, na região do Médio Amazonas, recebe a equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para a oferta de diversos serviços.

A iniciativa integra a programação da 12ª Semana da Cidadania e Saúde Rural, organizada pelos moradores da região, reunindo ações de diferentes órgãos. A participação do TRE-AM é coordenada pela 70ª Zona Eleitoral, sob a responsabilidade do chefe de cartório, Aquino Souza, que destaca a relevância da ação para a população local, composta, principalmente, de produtores rurais.

“Essas ações aproximam a sociedade da Justiça Eleitoral. Ao levar nossos serviços até a comunidade, garantimos não apenas o acesso aos procedimentos eleitorais, mas também a promoção da cidadania”, afirma Aquino.

A previsão é de que mais de 150 pessoas sejam atendidas nos três dias de atividade. Entre os serviços oferecidos estão a emissão da primeira via do título de eleitor, transferência de local de votação, revisão de dados cadastrais e regularização de títulos cancelados.

Biometria na área rural

Com 93% da população do Amazonas já cadastrada biometricamente, a logística de coleta biométrica também foi montada na comunidade, para atendimento das demandas, especialmente daqueles eleitores que não tiveram seus dados registrados durante a pandemia. “Naquele período, as condições não permitiram a coleta biométrica. Por isso, parte dos eleitores ainda está com o cadastro incompleto junto à Justiça Eleitoral”, finaliza Aquino.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes