Ir para o conteúdo

TRE/AM registra apenas 0,15% de falhas nas urnas eletrônicas neste domingo

Das seis urnas, quatro delas foram reiniciadas e voltaram a operar normalmente, enquanto somente duas precisaram ser substituídas

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) registrou seis incidentes técnicos neste segundo turno das eleições municipais, representando um percentual de 0,15%, bem abaixo da média nacional, conforme estimativas da Secretaria de Tecnologia da Informação da Corte Eleitoral divulgadas durante a coletiva de imprensa sobre o andamento do processo eleitoral 2024 na capital e realizada no auditório Juiz Fausto Ferreira dos Reis, no prédio do Fórum Eleitoral.

Das seis urnas, quatro delas foram reiniciadas e voltaram a operar normalmente, enquanto somente duas precisaram ser substituídas. “A contingência das urnas eletrônicas (substituição) é um procedimento normal, regulamentado pelo TSE. Nós trocamos a urna que apresentou defeito e colocamos outra preparada para isso”, explicou o secretário de TI do TRE/AM, Leandro Simão, ressaltando que todas as zonas eleitorais estão equipadas com urnas de contingência para uma eventual substituição.

Ainda segundo Leandro, nesse processo eleitoral são 4.060 urnas eletrônicas para as 13 zonas eleitorais de Manaus, incluindo as que serão utilizadas normalmente e as de contingência.

A coletiva de imprensa foi conduzida pelo desembargador João Simões, presidente da Corte Eleitoral, e contou com a presença de diversos magistrados e servidores, incluindo o desembargador Airton Gentil, vice-presidente e corregedor do TRE/AM, que apresentou números gerais sobre o segundo turno em Manaus. Ao todo, são 1.446.315 eleitores em Manaus; 479 locais de votação, distribuídos entre zonas urbanas e rurais, com 21 mil mesários, magistrados e colaboradores mobilizados para garantir a realização e a ordem do pleito.

Balanço de outras ações

O juiz Jean Pimentel, responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral no Amazonas, relatou que a comissão identificou 12 pontos de “derrame de santinhos” em zonas eleitorais, prática que também é considerada irregular, neste domingo – até o final da manhã. Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle de Manaus (CICC) interveio em duas situações, com atendimento rápido pelas concessionárias de água e energia.

Para assegurar o deslocamento dos eleitores, foi assegurada a circulação de 1.150 ônibus, com 350 agentes de trânsito monitorando as vias e mais de 50 fiscais observando o cumprimento da gratuidade do transporte coletivo durante o horário estipulado pelo TRE neste domingo.

Em relação aos crimes eleitorais registrados pelas forças policiais até o final da manhã, em Manaus, foram contabilizadas quatro ocorrências: uma ocorrência por prática de boca de urna na Escola Municipal Francisco Pereira, no bairro de Flores. Em outro caso, um eleitor violou o sigilo do voto ao fotografar a urna eletrônica no momento da votação na Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira, no bairro Nova Cidade.

Além disso, duas situações de compra de votos foram identificadas: uma no bairro Compensa, onde três suspeitos foram detidos, com material de campanha apreendido; e outra no bairro Novo Aleixo – neste caso, seis pessoas foram detidas, uma delas foi flagranteada pela Polícia Federal.

De maneira geral, os desembargadores João Simões e Airton gentil destacaram que o pleito está transcorrendo de forma tranquila e ordeira, com a expectativa de que o dia se encerre sem maiores.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes