A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha em projeto estratégico para execução das obras na avenida Djalma Batista. Na manhã desta terça-feira, 7/2, o secretário de Obras, Renato Junior, se reuniu com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, para definir as opções de rotas alternativas durante os trabalhos no trecho desnivelado, que será interditado.
A obra na avenida Djalma Batista receberá o apoio do IMMU. Os agentes de trânsito vão mediar a passagem de veículos e pedestres e orientar sobre as rotas de fuga.
“Já definimos que será realizada a interdição do trecho. Nós, do IMMU, faremos os desvios necessários, colocaremos os agentes de trânsito no local para orientar a população. As linhas de ônibus também sofrerão algumas mudanças em seus itinerários. Tudo será feito para que a obra seja executada o mais rápido possível e as mudanças não impactem tanto a vida da população, como salientou o prefeito David Almeida”, esclareceu Paulo Henrique Martins.
Conforme o secretário de Obras, os trabalhos devem iniciar no período do Carnaval. “É quando o fluxo de veículos diminui consideravelmente e a gente espera, dessa forma, que os impactos sejam mínimos no trânsito”, ressaltou.
Renato explica que a obra é de emergência e servirá para recuperar uma rede de drenagem profunda, no trecho da avenida que passa sobre o igarapé do Bindá. “Vamos interditar os dois sentidos da via”, disse.
Sobre a obra
No último domingo, 5/2, as equipes realizaram um trabalho paliativo, a fim de conter uma cratera que se abriu na via. As equipes iniciaram planejamento para a execução de obra definitiva de troca de uma linha da tubulação, do tipo ármico, que passa pelo local.
“O problema é crônico e foi negligenciado pelas antigas gestões. O que ocorre é que a via precisa de uma grande intervenção, bem mais complexa que a realizada no último domingo”, salienta o secretário de Obras.
“A antiga rede drenagem que passa por aqui rompeu no tubo ármico, que tem mais de 25 anos. A orientação do prefeito David Almeida é que façamos uma nova linha de drenagem, com tecnologia de ponta, moderna e que proporcione segurança ao fluxo intenso da via. Para a execução da obra, precisaremos isolar a área. Estamos montando uma força-tarefa, avisando a população antecipadamente, para tentar dirimir os danos e os transtornos causados por essa intervenção”, explicou Renato Junior.