Ir para o conteúdo

Três academias irregulares são interditadas durante operação em Manaus

Os estabelecimentos estavam funcionando de forma irregular, sem registro no Conselho e colocando a saúde da população em risco

Três academias foram interditadas, nesta quarta-feira (3), nos bairros São Francisco, zona Sul de Manaus, e Manôa, zona Norte, por irregularidades. A operação ‘Malhação Segura’ foi realizada pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8/AM-AC-RO-RR).

Os estabelecimentos estavam funcionando de forma irregular, sem registro no Conselho e colocando a saúde da população em risco. Segundo o chefe do departamento de Orientação e Fiscalização do CREF8, Diego Oliveira, a interdição ocorreu pois não houve o cumprimento de autuações pregressas.

“Nossa equipe já havia feito autuações nos locais e solicitado a regularização junto ao Conselho. Porém, os proprietários dos estabelecimentos não cumpriram com as determinações. Desta forma, para proteger a sociedade, tivemos que realizar as interdições”, afirmou.

Ainda segundo Oliveira, os estabelecimentos do setor precisam estar com o Certificado de Registro de Pessoa Jurídica atualizado e fixado em local visível para que os frequentadores possam conferir. Além disso, a presença de um Profissional de Educação Física regular junto ao CREF é obrigatória durante todo o período de funcionamento da academia ou similar.

“Sem atender a esses requisitos, o espaço será interditado, pois o risco à saúde e à vida da população é gigante. Defendemos a sociedade e, por isso, estimulamos a prática regular de exercícios físicos com orientação profissional para evitar lesões e acidentes”, alertou.

O presidente do CREF8, Johnson Furtado, destaca que qualquer cidadão pode denunciar o exercício ilegal da profissão ou qualquer outra irregularidade através do site do Conselho (www.cref8.org.br). “É importante que a sociedade nos ajude denunciando falsos profissionais e academias que estão em situação irregular. Estamos dispostos a averiguar as denúncias, esclarecer os fatos e, se preciso, punir os culpados".

Ele ainda destaca a parceria com a Decon e com o Implurb para garantir que os estabelecimentos ofereçam serviços dentro dos padrões de qualidade e legalidade aos consumidores. "Através dessa colaboração, continuaremos promovendo novas ações ainda este ano para atender todas as zonas da cidade”, concluiu.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes