Os deputados Capitão Alberto Neto (PL), Fausto Jr (União) e Pauderney Avelino (União) votaram contra a cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e presa na Itália.
Foram 227 votos a favor da perda do mandato e 110 contra, com 10 abstenções. Para aprovar a perda de mandato, seriam necessários 257 votos. Com isso, a representação da Mesa Diretora contra a deputada será arquivada.
Dos deputados do Amazonas, outros dois votaram pela perda do mandato e três estavam ausentes da sessão da noite desta quarta-feira (10) na Câmara dos Deputados.
Confira como votaram os deputados:
Adail Filho (Republicanos) – Sim
Amom Mandel (Cidadania) – Sim
Átila Lins (PSD) – Ausente
Capitão Alberto Neto (PL) – Não
Fausto Júnior (União) – Não
Pauderney Avelino (União) – Não
Sidney Leite (PSD) – Ausente
Silas Câmara (republicanos) – Ausente
Carla Zambelli foi condenada em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de reclusão por participar de invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela está presa na Itália depois de fugir do Brasil em decorrência do trânsito em julgado do processo no STF. O Supremo aguarda a extradição.
O resultado da votação em plenário contrariou a decisão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que havia aprovada a cassação do mandato por 32 votos 2.