Ir para o conteúdo

Três municípios do Amazonas tem emergência reconhecida pelo MIDR

Anamã, Manacapuru e Boa Vista do Ramos sofrem com a subida dos rios

Foto: Antonio Lima/Secom

Os municípios de Anamã, Boa Vista do Ramos e Manacapuru, todos no interior do Amazonas, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa da cheia dos rios. A medida consta em portarias do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (30/6).

Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Cheia
De acordo com o último boletim sobre a cheia no estado, 131.349 famílias foram afetadas em todo o Amazonas, aproximadamente 525.381 pessoas impactadas diretamente. As nove calhas de rios do Amazonas seguem em processo de cheia, com picos variados previstos entre março e julho.

De acordo com os decretos municipais, dos 62 municípios amazonenses, 40 estão em Situação de Emergência, 18 em Alerta e quatro em Normalidade.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes