Ir para o conteúdo

UEA amplia acesso ao ensino superior com inauguração de núcleo em Barcelos

Unidade tem capacidade para atender 600 alunos e dispõe de salas equipadas, biblioteca e laboratórios

Unidade dispõe de salas modernas, biblioteca e laboratórios equipados - Foto: Alex Pazuello/Secom

Um novo núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi inaugurado, na manhã deste domingo (1º/02), pelo Governo do Amazonas. A unidade tem capacidade para atender 600 alunos e dispõe de salas modernas, biblioteca e laboratórios equipados. A iniciativa amplia o acesso da população ao ensino superior no interior do estado.

“Hoje é um dia de realização para a Universidade do Estado do Amazonas. Estamos fazendo a diferença na vida das pessoas, trazendo educação, mais cursos e melhorando as condições para a população do estado”, destacou a vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro.

Três cursos já estão em andamento no núcleo, todos ofertados na modalidade presencial mediado por professores à distância. A unidade tem capacidade para ofertar até quatro cursos por turno, condicionados à realização de estudos de viabilidade técnica e financeira.

O curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar tem 29 alunos ativos, com previsão de encerramento em 2028. A Licenciatura em Letras - Língua Inglesa reúne 19 estudantes, com conclusão prevista para 2027. Já a Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa tem 30 alunos ativos, com previsão de encerramento em 2028.

Suelany Freitas, de 32 anos, é aluna do curso de Gestão Hospitalar. Para ela, ter um espaço moderno e equipado para estudar vai fazer toda a diferença. “Esse espaço representa dignidade para nós, alunos. Agora vamos ter um espaço moderno, salas amplas, um refeitório. É uma conquista muito grande para o município de Barcelos”, ressaltou a aluna.

Estrutura

A unidade é composta por um miniauditório, biblioteca, quatro salas de aula, sendo duas equipadas com Sistema Presencial Mediado por Tecnologia, recepção, três salas administrativas, laboratório de informática, laboratório padrão e Centro de Processamento de Dados (CPD).

O espaço também possui dois depósitos de material de limpeza, área destinada ao lixo, dois banheiros (masculino e feminino), cozinha com despensa, cantina e área de convivência, garantindo condições adequadas para o funcionamento acadêmico e administrativo.

Para manter o funcionamento da unidade acadêmica, está prevista uma equipe formada por 25 profissionais, incluindo uma gerente, dez servidores técnico-administrativos, quatro agentes de portaria, quatro agentes de conservação e seis professores, quantitativo que poderá variar conforme o número de cursos ofertados via Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes