A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) anunciaram nesta quinta-feira (19/09) a suspensão de suas atividades acadêmicas e administrativas presenciais devido à intensa fumaça que atinge os municípios. A decisão é válida tanto na capital quanto no interior.
A UEA comunicou que a interrupção das atividades presenciais ocorre nesta quinta e sexta-feira (20/09), seguindo orientação do Grupo Gestor de Enfrentamento à Estiagem, Mudanças Climáticas e Ambientais. A plataforma Selva registrou índices de poluição superiores a 125 mcg/m³ em diversas áreas, motivando a suspensão.
Já a Ufam emitiu uma portaria, assinada pelo reitor Sylvio Pulga, autorizando que as atividades acadêmicas e administrativas sejam realizadas de forma remota até o dia 21 de setembro.
Ambas as instituições optaram por adotar o modelo remoto para minimizar os impactos da suspensão das atividades presenciais, garantindo a continuidade dos trabalhos sem expor a comunidade acadêmica aos riscos da poluição.