A desembargadora Graça Figueiredo, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), foi agraciada com a Ordem do Mérito Naval no Grau Comendador, na sexta-feira, 9.
A cerimônia de entrega da condecoração foi realizada na manhã, na sede do Comando do 9º Distrito Naval, como parte da cerimônia de comemoração do Dia do Marinheiro.
— Este é um momento da minha carreira no Judiciário que muito me emociona, pois sei do papel histórico que a Marinha do Brasil desempenha na Amazônia e, principalmente, no meu estado, dando assistência aos ribeirinhos e aos povos da floresta – disse a desembargadora após receber a comenda.
Criada em 1934, a Ordem do Mérito Naval destina-se a premiar os militares da Marinha que se distinguiram no exercício da profissão e personalidades civis e militares que prestaram serviços relevantes à Marinha do Brasil.
Além da medalha da Ordem do Mérito Naval, Graça Figueiredo também recebeu o diploma onde o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacelar Leal Ferreira – que também é o Chanceler da Ordem do Mérito Naval –, explica que a honraria foi concedida à ex-presidente do TJAM “em reconhecimento aos assinalados serviços prestados à Marinha do Brasil”.
O diploma registra ainda que, para constar, o Almirante Bacellar mandou expedir o presente diploma “que vai por mim assinado e chancelado com o selo da Ordem”, assinala o documento.