A campanha “Vacina Amazonas” alcançou 59.708 pessoas em Manaus no sábado (12/06), primeiro dia da grande mobilização para acelerar a imunização contra a Covid-19 na capital.
A ação, anunciada pelo governador Wilson Lima e realizada por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, começou às 9h de sábado e segue até as 17h de domingo. Dos 57 pontos de vacinação, três funcionam por 32 horas: a Arena da Amazônia, o Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo) e o Centro de Convenções Vasco Vasques.
A movimentação de pessoas nos postos em regime de viradão, na noite de sábado, foi mais intensa. Os demais pontos de vacinação funcionam das 9h às 17h e neste sábado atenderam pessoas de 45 a 51 anos. Por volta das 19h, os postos do viradão começaram a vacinar pessoas de 40 a 44 anos. A imunização seguirá até às 17h deste domingo. Na Arena da Amazônia, além dos postos de vacinação para pedestres, foram instalados pontos na modalidade de drive-thru.
De acordo com o secretário de saúde em exercício, Silvio Romano, mais de 3 mil servidores atuam de forma voluntária, tanto na aplicação das vacinas quanto em suporte logístico, organização e atendimento ao público nos pontos de vacinação. Ele afirmou que esta é a maior campanha de vacinação no Amazonas na pandemia, abrindo caminhos para outras ações ao longo do ano.
“Durante a pandemia é a maior ação, mas a gente tem a certeza, e já temos o aceno do governador, de que essa é a primeira de várias que ainda vamos ter ao longo deste ano, de forma que a gente possa avançar de maneira bem efetiva para erradicar a Covid-19 do nosso estado”, afirmou o secretário.
Durante a noite e início da madrugada, os pontos de vacinação foram ampliados na Arena da Amazônia, para atender a grande demanda de pessoas em busca da imunização.
“Devido ao aumento do fluxo noturno, nós ampliamos o que havíamos programado. Estamos agora com 22 postos para drive-thru. E para pedestres nós temos quatro postos exclusivos. E a demanda está vindo de forma acelerada, mas dando vazão a esse número de postos", explicou a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Adriana Elias.
A vacinação continua durante a madrugada na Arena da Amazônia, Sambódromo e Centro de Convenções Vasco Vasques. A partir das 9h, todos os 57 postos reabrem na capital para dar seguimento à vacinação até às 17h.
PONTOS DE VACINAÇÃO
Postos em regime 32 horas
Das 9h de sábado às 17h de domingo, sem intervalos
>>> Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques
Av. Constantino Nery, 5.001 - Flores
>>> Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus
(Drive-thru e ponto fixo)
Av. Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro
>>> Arena da Amazônia
Av. Constantino Nery, 5.001 - Flores
Pontos tradicionais
Das 9h às 17h
>>> Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandu, 119 - Cidade Nova
>>> Centro Cultural dos Povos da Amazônia
(Drive-thru e ponto fixo)
Av. Silves, 2.222- Crespo
>>> Universidade Paulista - Unip (somente no sábado, 12/06)
(Drive-thru e ponto fixo)
Av. Mário Ypiranga Monteiro, 4.390 - Parque 10 de Novembro
>>> Parque Municipal do Idoso (somente no domingo, 13/06)
R. Rio Mar, 1.324 - Nossa Sra. das Graças
>>> Clube do Trabalhador do SESI
(Drive-thru e ponto fixo)
Av. Cosme Ferreira, 7.399 - São José I
>>> Estacionamento do supermercado Coema
(Drive-thru e ponto fixo)
Av. Torquato Tapajós, 5.890, no Novo Israel, zona Norte
Salas de Vacina
Das 8h às 17h
>>> 48 unidades de saúde e escolas
Endereços no link bit.ly/salavacinacovid