A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), começa a vacinar contra o vírus Influenza no próximo sábado, 12/05, dia D da mobilização em todo o país. A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá um calendário diferenciado na cidade, devido ao surto de sarampo, devendo ocorrer no período de 12/05 a 8/06.
O público alvo é de 424.402 pessoas. Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados trabalhadores de saúde, povos indígenas (aldeados e assistidos pela SESAI), crianças na faixa etária de seis meses a menor de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das escolas públicas e privadas.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar o laudo médico, receita, carteirinha dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber o imunobiológico, assim como, os professores também deverão apresentar documentos (crachá, contra cheque ou outro documento) que comprovem a profissão.
A meta é atingir 90% do público alvo e, para isso, serão disponibilizadas em torno de 450.000 doses de vacina.
No sábado, 12/05, dia da mobilização nacional, em Manaus haverá 626 postos de vacinação, que funcionarão das 8h às 17h, distribuídos em todas as zonas da cidade, inclusive na zona rural.
A Semsa terá como estratégia oferecer a vacina em 183 salas da rede pública para todos os integrantes do grupo prioritário, ressaltando que 10 Unidades de Saúde trabalham em sistema de horário ampliado, de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h, sendo que no caso da UBS Dr. José Rayol dos Santos (na avenida Constantino Nery), que está em reforma, a Sala de Vacina está funcionando nas dependências da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).