Com o feriado pelo aniversário de Manaus nesta quinta-feira (24/10), ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado na sexta-feira (25/10) e feriado pelo Dia do Servidor Público na próxima segunda-feira (28/10), alguns dos serviços e atendimentos terão horário diferenciado. Confira:
Saúde – As 26 unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) atenderão normalmente durante o feriado prolongado, em plantão de 24 horas entre os dias 24 e 28 de outubro. Estarão funcionando os sete prontos-socorros, incluindo os infantis, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAS), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA): Campos Sales, no bairro Tarumã e José Rodrigues, na Cidade Nova, além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.
Os SPAS e UPAS possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, como mal-estar súbito, pequenos ferimentos, dor de cabeça, vômitos, entre outros. Os casos mais graves serão encaminhados para os prontos-socorros.
Nas unidades que atendem serviços ambulatoriais agendados como o Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi), Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), policlínicas e fundações, não haverá atendimento no feriado prolongado. O funcionamento destes serviços será retomado na terça-feira (29/10), a partir das 7h.
Hemoam – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) está convocando doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos para regularizar o estoque, que está em níveis críticos. No feriado do dia 24 a unidade estará fechada, mas o atendimento será normal no ponto facultativo (25/10) e no sábado (26/10), das 7h às 18h.
Durante o feriado prolongado os serviços de assistência hospitalar e urgência funcionarão normalmente. Os atendimentos ambulatorial e laboratorial retornam na terça-feira (29/10), assim como o posto de coleta da Maternidade Ana Braga, na zona leste.
Segurança – Os 1º, 6º, 12º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), que funcionam como Centrais de Flagrantes e em regime de plantão 24 horas, contarão com reforços de mais investigadores e escrivães neste período.
A Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), onde funciona o plantão de vulneráveis, na zona centro-sul da capital; a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), zona centro-oeste; a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (Depca), zona centro-sul; e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), na zona leste de Manaus, também funcionam em regime de plantão 24 horas, com delegados, escrivães e investigadores.
O 9º DIP (zona leste), o 10º DIP, a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) e a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), todas na zona oeste de Manaus, irão funcionar com plantões de 24 horas para registro de Boletins de Ocorrência.
Educação – As escolas estaduais de Manaus terão funcionamento suspenso por três dias a partir de quinta-feira (24/10). As aulas retornam na terça-feira (29/10), exceto nas escolas que sediarão as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sobre as quais os casos serão informados aos estudantes.
No interior do Amazonas as escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto deixarão de ter aula apenas na segunda (28/10). Na sede da secretaria, localizada na rua Waldomiro Lustoza, Japiim II, zona sul de Manaus, as atividades retornam também na terça-feira (29/10).
Saeb – A Secretaria de Estado de Educação e Desporto ressalta que a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – que iniciou no último dia 21/10 e segue até o dia 1º de novembro – não será afetada. O calendário nacional de aplicação é elaborado levando em conta as datas comemorativas e feriados nos estados e municípios.
Cultura – Nos dias 24, 25 e 27 de outubro (quinta, sexta e domingo) Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro abrirão para visitação das 9h às 14h. No sábado (26/10) ambos funcionarão das 9h às 17h. Os centros culturais Usina Chaminé e Povos da Amazônia não abrirão para visitação neste período. Os teatros Gebes Medeiros e da Instalação, e o Cineteatro Guarany também estarão fechados para visitação de 24 a 28 de outubro. O Teatro da Instalação abrirá no ponto facultativo (25) e no domingo (27).
O Teatro Amazonas abrirá de quinta (24) a sábado (26), das 9h às 17h. No domingo (27) estará fechado para visitação, mas abrirá para os espetáculos “Paixões segundo Camille” às 11h; e “Orquestra Experimental e Luiz Fernando Malheiro”, às 19h.
O Palacete Provincial funcionará das 9h às 17h, na quinta (24), sexta (25) e domingo (27). No sábado (26) a visitação será das 9h às 14h. O Museu Casa Eduardo Ribeiro abrirá de quinta-feira a sábado (24 a 26), das 9h às 14h. Já o Museu do Seringal funcionará de quinta a domingo (24 a 27), das 9h às 15h. O Museu do Homem do Norte não abrirá neste período.
A Galeria do Largo e a Casa das Artes, ambos no entorno do Largo de São Sebastião, funcionarão de 24 a 27 de outubro, das 14h às 20h.
A Biblioteca Pública do Amazonas funcionará somente na quinta-feira (24/10), das 8h às 12h. As demais bibliotecas administradas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa não abrirão no período do feriado prologado.
No dia 28, segunda-feira, não haverá visitação nos espaços da secretaria.
Cidadania e emprego – As unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), administradas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), não funcionarão durante os feriados e o ponto facultativo. As atividades retornam a próxima terça-feira (29/10), em horário de funcionamento normal em todo o estado, das 8h às 17h.
O Sistema Nacional de Emprego no Amazonas (Sine-AM), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, não funcionará no período dos feriados, retornando ao atendimento normal na terça-feira (29/10).