Ir para o conteúdo

Vendas do comércio varejista no AM crescem em janeiro, destaca IBGE

Levantamento sobre as vendas do comércio varejista foi divulgado nesta quinta-feira

O comércio varejista do Amazonas cresceu 5,4% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Entre as 27 Unidades da Federação, apenas Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina, tiveram quedas de vendas. As informações foram divulgadas pelo IBGE, nesta quinta-feira (14).

Segundo o levantamento, em relação a dezembro, as vendas no Comércio Varejista do Amazonas, variaram 1,1%, em janeiro. A taxa acumulada no ano apresentou alta de 5,4% e as vendas do acumulado em 12 meses ficaram em 3,4%.

O IBGE destaca que as vendas vêm crescendo há três meses, indicando que o comércio local vem tendo uma melhor performance.

O comércio ampliado, além do comércio normal, considera as vendas de veículos, peças e materiais de construção e teve aumento de vendas superior, apontando que essas outras áreas da atividade comercial, venderam mais.

Variação

A taxa de comparação interanual do mês de janeiro ficou em 5,4%, no Estado, colocando-o em 11a posição no ranking nacional. Os melhores desempenhos, em vendas no Comércio Varejista, foram do Amapá (16,8%), Mato Grosso (11,9%) e da Bahia (11,8%). Os piores resultados ficaram com a Paraíba (-2,3%), Espírito Santo (-0,7%) e Santa Catarina (1,2%).

Acumulado

As vendas no Comércio Varejista do Amazonas ficaram na sexta posição do ranking nacional, com a taxa de 3,4%, no acumulado em 12 meses. Tocantins (11,3%), Maranhão (9,7%) e Ceará (8,2%) ficaram na dianteira entre os Estados. Já Paraíba (-10,5%), Rio Grande do Norte (-1,0%) e Distrito Federal (-0,8%) apresentaram os menores resultados.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes