Desde o início da semana, a ansiedade tomava conta de quem aguardava o resultado 3ª etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Para comemorar o resultado, o Vetor Centro de Estudos preparou uma recepção, com direito a trio elétrico, aos alunos e suas famílias. O cursinho aprovou quase 60% das vagas de ampla concorrência para o curso de Medicina.
Entre os jovens felizes com o resultado estava a Fernanda Couto, de 18 anos, que vai realizar o sonho de estudar Medicina.
"Sempre me interessei por dermatologia e, desde quando entrei no ensino médio já me via um dia atuando na área, nessa mesma época minha irmã também foi aprovada em Medicina, e isso também acabou me influenciando", conta a aluna no Vetor, que há três anos e meio conta com uma rotina com foco na aprovação.
Fernanda conta que estudar desde o início do ensino médio foi um dos maiores diferenciais na preparação. "Além disso, com a ajuda do um planner pude conciliar os estudos com momentos de lazer com a família, tornando a minha rotina mais leve", comenta.
Outra dica que a jovem aderiu foi a do Método Leal, técnica oferecida com exclusividade no Vetor e fundamentada em três pilares: autoeficácia, neurociência e bem-estar. "Passei a cuidar mais da minha alimentação e fazer academia, o que ajudou a diminuir a ansiedade e melhorar meu foco", disse Fernanda.
Para quem está se preparando para os próximos certames, a dica da aluna do Vetor é a de se fortalecer psicologicamente e evitar que a ansiedade tome conta durante a preparação e as provas.
Para o aluno do Vetor, Rogério Valle, de 18 anos, o fator psicológico realmente tem um grande peso na preparação. Meditação, exercícios físicos e técnicas de relaxamento são algumas alternativas que ajudam a não se desesperar e manter a calma nesse momento.
Aprovado em Medicina na Ufam, o jovem também contou com a influência da família na escolha do curso. "Já era algo que queria, além de ter o peso de ser uma universidade federal, tenho amigos e parentes que estudaram e estudam lá", afirma Rogério.
Ele atribui a conquista a constância nos estudos que teve ao longo dos últimos quatro anos. "Começar cedo a preparação foi essencial para ter esse resultado, porque o PSC é a somatória de três provas, e tem muita gente que deixa para se preparar somente na última prova acreditando que vai conseguir se recuperar", avalia Valle.
Resultados
Quase 60% das vagas de ampla concorrência no curso de Medicina do PSC são de alunos do Vetor Centro de Estudos. Ao todo, somente neste ano, o Vetor contribuiu para a aprovação em Medicina de cerca de 60 jovens nas principais universidades do país.
Direito foi o segundo curso do PSC com maior número de aprovados do Vetor, seguido por Odontologia, Enfermagem e Psicologia. Até o momento, o preparatório contribuiu para a aprovação de cerca de 40 alunos, somente nesta primeira chamada do processo seletivo da Ufam.
Segundo o coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio, esse foi o último resultado de edital para universidade previsto para esse ano. "Estamos bastante felizes com o resultado após tanto tempo de estudo e dedicação dos nosso alunos, que agora foram recompensados pela tão sonhada aprovação", declarou.
O preparatório segue com inscrições abertas para as turmas para o Intensivão voltado para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibular e Sistema de Seleção Unificada (Sisu) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e PSC da Ufam. As matrículas podem ser realizadas por meio do WhatsApp (92) 9 9312-0762.