Ir para o conteúdo

Viaduto da Torquato Tapajós é interditado parcialmente para simulado da Cigás

Interdição acontece nesta quarta-feira. Treinamento anual conta com a participação de profissionais de diversos órgãos estaduais e municipais

Rotas alternativas foram divulgadas pela Companhia

Após meses de preparação e em parceria com diversos órgãos públicos, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realiza, nesta quarta-feira (12/11), das 9h às 11h, o 11⁰ Simulado de Emergência da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) no Complexo Viário Lydia da Eira Corrêa (próximo ao Terminal 7), localizado na avenida Torquato Tapajós, zona norte de Manaus.  O exercício simulado tem por objetivo aperfeiçoar os procedimentos de segurança operacional, treinar equipes e identificar pontos de melhoria a fim de alcançar a excelência em termos de preparação para atuação diante de eventos inesperados.

A ação é um compromisso anual da Cigás, essencial para garantir que os planos de emergência e contingência, profissionais e recursos materiais estejam com capacidade máxima para atuação em caso de necessidade real. Também compreende uma ação de conformidade legal e ambiental da concessionária. “O gás natural é um produto seguro, prova disso, é que nunca houve sinistro na rede de distribuição implantada pela Cigás, porém, é preciso estar preparado para situações de emergência e o simulado é essencial nesse processo”, afirma o diretor Técnico-Comercial da Cigás, Clovis Correia.

Para a preparação do exercício, participam profissionais de diferentes áreas da Companhia, como por exemplo, das Gerências de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde e de Operações & Manutenção. Entre as atividades desenvolvidas, ao longo do processo, é possível destacar estudo de análise de risco, levantamento de potenciais locais para realização do simulado, definição e viabilização de infraestrutura necessária e relacionamento com a comunidade do entorno do local selecionado para repasse prévio de informações sobre o exercício.

O treinamento conta ainda com mobilização de órgãos públicos das esferas estadual e municipal, favorecendo melhor integração. Com eles, são realizadas série de reuniões para a viabilização da atividade, com decisões sobre o local do simulado, alinhamento de cenário e definição da ocorrência hipotética, além de estabelecimento de papeis e responsabilidades.

Os parceiros da Cigás neste simulado são o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Segurança Pública do Amazonas/Centro Integrado de Comando e Controle (SSP-AM/CICC), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Defesa Civil do Estado do Amazonas, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Semsa/Samu).

“O envolvimento de todos os órgãos parceiros representa uma garantia da qualidade do exercício e com certeza, reforça a seriedade do simulado”, destaca o diretor Técnico-Comercial.

Trânsito será alterado no viaduto da Torquato Tapajós

Neste ano, o cenário escolhido para a realização do treinamento foi o Complexo Viário Lydia da Eira Corrêa. Na ocasião, haverá ocorrência fictícia na rede de gasoduto, ocasionada por escavação mecanizada feita por terceiros, que resultará em dano à infraestrutura. Em seguida, terá a simulação de incidente com condutor de motocicleta por infringir orientação de bloqueio na via. Com base nesses fatos, os órgãos parceiros serão acionados e começarão a agir, dentro de suas respectivas áreas de atuação.

Devido a essa movimentação, será preciso realizar interdição temporária da alça que liga a avenida Torquato Tapajós à avenida do Tarumã, no sentido bairro-Centro, e na avenida José Henrique Bentes Rodrigues, em direção à avenida Torquato Tapajós.

Conforme informações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, motoristas de veículos de pequeno, médio e grande portes, que trafegam pela Torquato em direção à avenida Tarumã, deverão seguir pelo complexo até a alça seguinte, à direita; acessar pequeno trecho da pista superior; seguir, à direita, pela alça - como se estivesse retornando à Torquato (sentido Centro-bairro) - e alcançar nova alça inferior à direita no sentido estrada do Tarumã.

O IMMU também orienta que, para os condutores que trafegam pela avenida José Henrique Bentes Rodrigues e queiram alcançar a Torquato Tapajós, no sentido Centro, devem seguir pela José Henrique, atravessar o complexo viário até alcançar o retorno da estrada do Tarumã e voltar à avenida Torquato Tapajós nas imediações do Terminal 7.

Link de rotas alternativas: https://drive.google.com/drive/folders/1wZWUPApZxmNlAJjEeTFqdLvUI49ed5cC?usp=drive_link

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes