Ir para o conteúdo
BrasilBolsonarostf

Vídeo: Moraes manda retirar deputados de acampamento em frente ao STF

Grupo queria erguer novo acampamento, deste vez em plena Praça dos Três Poderes

Hélio Lopes (PL-RJ) já havia montado barraca no local

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a retirada de parlamentares do Partido Liberal (PL) que estavam acampados na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A decisão foi tomada após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e proíbe novos acampamentos no local. O grupo protestava contra decisões do STF envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na decisão, emitida na noite de sexta-feira (25), Moraes citou nominalmente os deputados Hélio Lopes (PL-RJ), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e Rodrigo da Zaeli (PL-MT). O ministro autorizou a Polícia Militar do Distrito Federal a retirar os parlamentares e advertiu que poderá haver prisão em flagrante em caso de resistência.

Os deputados Sóstenes Cavalcante e Cabo Gilberto Silva negaram estar em Brasília durante o protesto. Ambos usaram as redes sociais para criticar a decisão e afirmar que estavam em suas bases eleitorais, no Rio de Janeiro e na Paraíba, respectivamente. Já Hélio Lopes confirmou ter montado uma barraca diante do STF, usando uma fita branca na boca em sinal de protesto.

Coronel Chrisóstomo também esteve no local e disse que o ato era pacífico, com objetivo de demonstrar insatisfação com o Supremo. Após a decisão, a praça foi cercada, e Lopes declarou nas redes que "se a liberdade precisa de escolta, então já não estamos em uma democracia plena".

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes