ma ação coordenada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), na manhã de hoje (14/06), resultou na prisão de cinco policiais militares por envolvimento com o tráfico de drogas. A operação "Audácia" teve início nas primeiras horas do dia e abrangeu diversos pontos da capital amazonense.
O promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, da Promotoria Especializada no Controle Externo da Atividade Policial (Proceap) do MPAM, informou que a ação criminosa ocorreu em 17 de maio deste ano, na rua Ana Nogueira, bairro Educandos.
Os PMs, pertencentes ao Batalhão de Trânsito (BPTRAN) e à 2ª Companhia Interativa Comunitária (CICOM) foram flagrados em vídeo transportando sacos contendo drogas ilícitas.
Segundo relatos, os policiais teriam abastecido uma viatura com grande quantidade de entorpecentes. Parte do grupo teria simulado uma ocorrência para justificar a apreensão de drogas.
“Fomos buscar investigar o que de fato teria acontecido naquela localidade e, através de diligências e também de imagens registradas no dia do fato, foi possível alcançar os policiais envolvidos”, declarou o promotor.
Com base nas provas coletadas, o MPAM solicitou à Justiça do Amazonas a prisão preventiva dos oito PMs investigados. Um dos suspeitos se entregou ao MPAM durante a manhã de hoje, acompanhado de um advogado. Os outros mandados foram cumpridos na manhã desta sexta-feira (14).
Medidas administrativas
O coronel Nilo Correia, do Departamento de Justiça e Disciplina da Polícia Judiciária Militar, informou que a PMAM abrirá um processo administrativo para apurar a conduta dos policiais presos.