A forte chuva que atingiu Manaus na manhã deste domingo (5) provocou alagamentos, transbordamentos de igarapés e bueiros, queda de árvores e desabamentos em várias regiões da cidade. Segundo o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), foram registrados 49 milímetros de precipitação, mais que o dobro da média esperada para o período, de 10 a 20 milímetros.
Entre as ocorrências mais graves, está o desabamento de uma casa no bairro Zumbi, na zona Leste. Também houve queda de árvore no Eldorado e transbordamentos próximos à avenida Magalhães Barata, entre os bairros São Lázaro e Crespo.
De acordo com o monitoramento meteorológico, a zona Sul foi a área mais afetada pela chuva, especialmente o bairro São Lázaro, que registrou os maiores alagamentos e pontos de transbordamento.
Quatro ocorrências registradas
Até o início da tarde, a Defesa Civil contabilizava quatro ocorrências principais: dois desabamentos (nas zonas Sul e Leste), um caso de risco de desabamento na zona Sul e uma erosão na zona Centro-Oeste.
Equipes da Defesa Civil, Seminf (Infraestrutura) e Semulsp (Limpeza Urbana) estão nas ruas para atender a população e reduzir os impactos da chuva.
“Estamos atuando em tempo real para dar respostas rápidas à população e reduzir os efeitos da chuva em toda a cidade. A prioridade é atender os casos mais críticos e garantir a segurança de todos”, afirmou o prefeito David Almeida, que acompanha o monitoramento das ocorrências no Centro de Cooperação da Cidade (CCC).
Orientações à população
A Prefeitura de Manaus recomenda que moradores de áreas de risco mantenham atenção redobrada, evitem locais alagados e acionem a Defesa Civil pelo telefone 199 em caso de emergência.