Vídeos divulgados nas redes sociais ainda neste sábado (16), mostram momentos antes de os passageiros embarcarem no avião Embraer EMB-110 Bandeirante, de prefixo PT-SOG, que caiu em Barcelos (quase 400 quilômetros de Manaus). A notícia é do Portal do Marcos Santos.
Os 12 passageiros da aeronave praticavam pesca esportiva e mostravam descontração e animação antes e durante o voo, conforme filmaram para suas redes sociais e grupos. Também havia dois tripulantes a bordo. Nenhum dos 14 sobreviveu ao acidente.
Nas imagens publicadas por amigos das vítimas, os pescadores aparecem brincando, em clima amistoso, e chegam a falar que o avião parece “uma lata de sardinha”, em referência ao tamanho do veículo. Um deles ainda comenta sobre o calor.
O acidente
Os passageiros da aeronave saíram de Manaus com destino a Barcelos para praticar pesca recreativa. O prefeito de Barcelos, Edson de Paula Rodrigues Mendes, informou que o avião foi fretado por um empresário que atua no setor de pesca esportiva na cidade.
O Bandeirante pertencia à empresa Manaus Aerotáxi e, segundo consulta no portal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), tinha permissão para operar normalmente. Em nota, a empresa lamentou o acidente e se colocou à disposição das autoridades para esclarecer o episódio.
Ainda conforme explicou o prefeito, os passageiros eram amigos de Brasília, São Paulo e Minas Gerais, todos praticantes de pesca esportiva e que frequentavam a cidade há muitos anos. As vítimas devem ter os corpos levados para Manaus neste domingo (17).
Na cidade onde ocorreu a queda, a 394 quilômetros de Manaus, os corpos foram levados ao ginásio da cidade. São 14 mortos, entre eles o piloto Leandro Souza e o co-piloto Fernando Galvão. Durante a coletiva foi confirmado que todos os passageiros eram turistas que iam fazer pesca esportiva no Município.