O vigilante José Carlos da Silva Pinto, de 34 anos, foi assassinado com golpes de parafusadeira na madrugada dessa segunda-feira (15/9), no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus. O principal suspeito é Marco Antônio de Souza Costa, de 31 anos, amigo que estava morando na residência da vítima e foi preso.
De acordo com as investigações da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), os dois são naturais de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus) e Jorge abrigado Marco em sua casa, em Manaus. No dia do crime, eles se desentenderam após o Jorge flagrar o amigo usando droga na residência, sem a permissão dele.
De acordo com testemunhas, a vítima foi atingida durante luta corporal, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi removido pelo Instituo Médico Legal.
O suspeito fugiu, mas foi localizado e preso pela polícia na terça-feira (16). O caso é investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
Segundo informações preliminares, Marco era natural de Humaitá (a 590 quilômetros a sudoeste de Manaus) e veio morar com José na capital para tentar recomeçar a vida.
O Sindicato dos Vigilantes de Manaus divulgou nota lamentando a morte do trabalhador e prestando solidariedade aos familiares e colegas de profissão.