Ir para o conteúdo

Vinhos e azeites são tema de palestras e workshops na FIVA 2025

Este ano, os workshops reunirão especialistas e apreciadores que dividirão com o público sua experiência

Evento acontece nos dias 21 e 22 de agosto no Teatro Manauara - Foto: Divulgação

Além da vasta presença de dezenas de expositores, a 6ª Feira Internacional de Vinhos na Amazônia (FIVA) conta também com uma programação para quem quer se aprofundar ainda mais no mundo e sabores dos vinhos e azeites. Este ano, os workshops reunirão especialistas e apreciadores que dividirão com o público sua experiência.

A programação técnica da 6ª FIVA acontece na primeira noite da feira, marcada para 21 de agosto. Às 19h30, Paulo Drokan apresentará a palestra “La Pastina: Vinhos Orgânicos e Biodinâmicos com a Vinícola Emiliana”. No mesmo horário, mas em outro ambiente, o sommelier e gerente regional da Adega Alentejana, Lourenço Pedrotti, comandará o workshop “Do Vinho ao Azeite”. Já às 20h30, a especialista Márcia Magalhães, certificada WSET 3, conduzirá a palestra “Introdução ao Mundo do Vinho”, também para um público máximo de 50 pessoas.

A FIVA 2025, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de agosto no Teatro Manauara, se consolida como a principal feira de vinhos da região Norte e, nesta edição, trará o maior número de rótulos já apresentados. Além de vinhos, azeites terão presença destacada, ampliando as possibilidades de degustação e harmonização. A proposta da organização é aproximar a vitivinicultura internacional da culinária amazônica, explorando ingredientes locais em combinações inéditas.

Entre os expositores já confirmados, estão nomes de peso no setor, como Vinícola Basso, Casa Perini, Costazzurra, Zahil Importadora, Vinícola Garibaldi, Don Guerino e Qualimpor, além de representantes como La Pastina, Adega Alentejana, Primo Fior e CDA Comercial. Ao todo, cerca de 300 rótulos serão oferecidos para a experimentação dos participantes, resultando em uma ampla gama de opções para o público conhecer e avaliar.

Para Gizelly Rebelo, idealizadora e organizadora, a feira ultrapassa o conceito de um simples evento de degustação. “Queremos mostrar que a Amazônia não apenas aprecia, mas entende de vinho. Cada edição reforça a maturidade do nosso público e desperta o interesse de novas marcas. Este ano, teremos um cuidado especial com a curadoria e com as harmonizações, valorizando o que a gastronomia regional tem de mais autêntico”, disse.

André Ramos, também idealizador, destaca o caráter formativo da FIVA. “Mais do que provar, o visitante terá a oportunidade de compreender o trabalho por trás de cada garrafa, conhecer histórias de produtores e aprender sobre processos que fazem a diferença no resultado final. Nosso objetivo é que todos saiam daqui não só encantados com os sabores, mas também com mais conhecimento para apreciar vinhos e azeites com um olhar crítico e apurado”, afirmou.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes