O governador Wilson Lima participou, nesta sexta-feira (25/07), do painel “Diálogo sobre Protagonismo Subnacional em Clima e Florestas”, promovido pela Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), dentro da programação do Festival Expert XP, em São Paulo. Ao lado do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e de lideranças da Amazônia Legal, Wilson Lima defendeu o papel do Amazonas na agenda ambiental global, com foco em inclusão social, descentralização dos recursos climáticos e na defesa dos povos da floresta.
Durante sua fala, o governador destacou o Manaus Action Plan for a New Forest Economy, documento lançado em março de 2022, durante a 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa, realizada na capital amazonense. O plano estabeleceu metas como a redução de pelo menos 80% do desmatamento até 2030, financiamento inovador e flexível, valorização de comunidades tradicionais com repasses específicos, cogovernança, e a combinação entre ciência, tecnologia e saberes locais como base para políticas públicas.
“Acreditamos que a verdadeira transformação vem da cooperação, da inovação e da responsabilidade. É por isso que estamos trabalhando para garantir financiamento estratégico para infraestrutura verde, bioeconomia e manejo florestal inclusivo, junto com nossos parceiros do GCF”, afirmou o governador.
A agenda contou, também, com a participação do secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, que atua na articulação das ações do estado junto ao GCF e à implementação de políticas sustentáveis com base nos compromissos firmados no Manaus Action Plan. O documento tem sido um marco na agenda internacional da Força-Tarefa e serve, hoje, como referência global para a construção de uma nova economia florestal.

Wilson Lima também apresentou os investimentos do Estado em políticas ambientais e sociais, como o Plano Amazonas 2030, que busca zerar o desmatamento líquido até o fim da década. Ele reforçou que o desenvolvimento sustentável da região amazônica passa pela valorização de quem vive e protege a floresta. E defendeu que as soluções climáticas globais precisam partir do território e incluir quem historicamente mantém a floresta em pé.
Durante o evento, Schwarzenegger recordou sua visita a Manaus, a convite do diretor James Cameron, no contexto do filme Avatar. A experiência, segundo ele, marcou profundamente sua percepção sobre os desafios e a importância de dar protagonismo às comunidades da floresta. O ex-governador também defendeu que estados e províncias devem ter voz ativa nas negociações internacionais sobre clima, especialmente no contexto da próxima COP 30, que será realizada em Belém, em 2025