O governador Wilson Lima (PSC) anunciou, na tarde desta sexta-feira, 29/01, que o decreto de restrição de circulação será prorrogado de 1 de fevereiro até o dia 7. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 29/01. Além disso, outro decreto foi baixado, este extinguindo os feriados e os pontos facultativos do Carnaval deste ano.
Com isso, continua restrito o funcionamento do comércio por 24h. As pessoas só podem sair de casa se for necessário e para ir às farmácias e supermercados. Quem for pego desobedecendo o decreto, pode ser levado para a central de flagrantes.
A partir do dia 1º de fevereiro, as feiras terão o horário ampliado, funcionando de 4h às 15h, como forma de evitar aglomerações. Fica, ainda, liberado o delivery de materiais hidráulicos, pneumáticos e peças para veículos pesados.
"Não é a decisão que eu quero estar tomando, é uma decisão necessária e que exige sacrifício de todos. Hoje todos têm amigos ou parentes que estão acometidos pela Covid-19. Muito provavelmente você já recebeu apelo de alguém por leitos. Essa é uma responsabilidade de todos nós", disse o governador.
No decreto que prorrogou as restrições também ficou definido que:
- Fábricas de embalagens de alimentos e bebidas podem funcionar de 4h as 15h;
- Delivery para materiais elétricos, hidráulicos e pneumáticos: de 8h às 17h;
- Delivery para peças de veículos pesados: de 8 as 17h;
- Feiras terão horário ampliado: de 4h às 15h.