O governador Wilson Lima (União Brasil) enviou à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (25), uma proposta de reforma administrativa do executivo estadual. No projeto, o chefe do executivo estadual propõe a criação de três novas secretarias e dá autonomia para a Secretaria de Governo.
De acordo com o documento, serão criadas a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano; e a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer.
O governador também quer que a Secretaria de Governo passe a ser dotada de autonomia administrativa, técnica, finalística e financeira, bem como integre o rol de órgãos da administração direta vinculados à Governadoria.
A Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás terá como finalidades a formulação, coordenação e implementação de políticas públicas destinadas aos setores de energia, energias renováveis e geodiversidade, visando ao fomento e à atração de investimentos relacionados à mineração, à indústria de óleo e gás, e à indústria de transformação mineral.
Pela proposta, também fica autorizada ainda a extinção da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), cujas finalidades e competências serão transferidas para a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer.
Wilson Lima encaminha à Aleam projeto para criar três secretarias
Serão criadas a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano; e a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer.