O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), comentou neste sábado, 03/01, os desdobramentos da ofensiva dos Estados Unidos contra o regime venezuelano e afirmou que o país vizinho vive um momento de expectativa por mudanças políticas.
Em publicação nas redes sociais, Wilson destacou que o Amazonas recebeu, nos últimos anos, milhares de venezuelanos que deixaram seu país em razão da crise humanitária, marcada pela fome, pela violência e pela ausência de liberdades democráticas. Para ele, esse histórico torna ainda mais evidente o desejo por dias melhores na Venezuela.
O governador manifestou a esperança de que o país retome rapidamente um caminho democrático, com garantias de direitos humanos, liberdade e prosperidade para a população.
No mesmo dia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu entrevistas nas quais afirmou que o governo norte-americano pretende conduzir a administração da Venezuela durante um período de transição política. Trump também declarou interesse direto na exploração do petróleo venezuelano, indicando que empresas dos Estados Unidos deverão atuar no setor energético do país.