O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (15/08), o serviço de Telessaúde do programa Saúde AM Digital nos municípios de Itapiranga e Silves (respectivamente, a 227 e 204 quilômetros de Manaus). As novas unidades passam a oferecer teleconsultas e telediagnóstico, fortalecendo a rede de saúde no interior e beneficiando mais de 21 mil pessoas.
De acordo com o governador Wilson Lima, a tecnologia está reduzindo filas e diminuindo a necessidade de deslocamento para a capital. “Ele (programa Telessaúde) é importante porque evita que o paciente tenha que sair daqui para ir até a capital; e diminui o tempo de espera para receber uma consulta especializada. Agora, com o nosso Telessaúde, não espera mais de 15 dias, e com o telelaudo, o resultado sai em até 10 minutos, direto no aplicativo do paciente”, destacou.
Em Itapiranga, o atendimento será realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Smith, no bairro Cajual, e em Silves na UBS Zolima Garcia, no Centro. Cada cidade vai receber uma sala de teleconsulta e uma de telediagnóstico. Com isso, são 81 salas em operação em 30 municípios do Amazonas.
Entre os beneficiados está o estudante Matheus Batista, de 25 anos, de Itapiranga, que fez consulta com ortopedista. “É muito bom ter a confiança de que mesmo estando com problemas, podemos solucioná-los à distância. É um privilégio ter essa tecnologia no nosso município, com médicos extremamente capacitados, que vão ajudar muito a população”, afirmou.
Em Silves, o vigilante Anemilton Farias aproveitou o novo serviço para realizar acompanhamento com ortopedista para um problema na coluna. Antes, ele precisava ir até Manaus. “Eu nunca tinha visto isso. É rápido, prático e inédito para nós. Graças ao apoio do governo estadual, hoje temos esse serviço no município”, comemorou.
Telessaúde
A Telessaúde também já está em funcionamento, desde abril, nos 62 municípios do Amazonas, oferecendo consultas com especialistas à distância e exames realizados tanto nas telessalas quanto de casa, por meio do aplicativo de celular Saúde AM Digital.
Pelo Sistema de Regulação, o paciente pode ser encaminhado para 12 especialidades médicas, como cardiologia, ortopedia, neurologia, pediatria, psiquiatria e urologia, além de exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, MAPA e Holter.