Foragida da Justiça brasileira, a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) segue ativa nas redes sociais por meio de um perfil alternativo no Instagram. Mesmo com a suspensão de seus perfis oficiais nas redes sociais por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Zambelli tem divulgado vídeos e críticas ao ministro e à Corte.
No conteúdo divulgado recentemente, Zambelli ironizou a medida dos Estados Unidos que impôs uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros, apelidando-a de “taxa Moraes” e responsabilizando Moraes pela decisão. Durante o vídeo, ela também pediu que seus seguidores acompanhem sua nova conta, que chama de “perfil reserva”, onde continuará a publicar suas opiniões.
Desde 4 de junho, a deputada está proibida de acessar as redes sociais após decisão do STF que determinou sua prisão preventiva por envolvimento em crimes como falsidade ideológica e invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão incluiu o bloqueio de suas contas em diversas plataformas, como Instagram, X (antigo Twitter), Telegram, YouTube e outras.
Atualmente foragida e na Itália, Zambelli teve seu nome inserido na lista vermelha da Interpol e teve seus bens bloqueados. Seu advogado afirma que ela está à disposição das autoridades italianas, negando que ela esteja escondida.