Em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada na última sexta (9), o governador Wilson Lima (União Brasil) revelou que “não existe esse processo de transição da Zona Franca de Manaus para uma outra matriz econômica”, conforme informado no relatório da Reforma Tributária, assinado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
“No dia em que anunciar que vamos fazer um processo de transição, o empresário entende que não vai ter mais condições de ficar aqui e começa a desmobilizar hoje mesmo".
De acordo com Wilson, a reforma tributária precisa considerar que não existe processo de transição da Zona Franca de Manaus para outra matriz econômica, “e que acabar com o incentivo fiscal da região significa queimar a floresta”.
Ainda segundo reportagem da Folha, o governador afirma que os incentivos à região somam cerca de R$ 50 bilhões ao ano, mas que a manutenção da floresta representa um ganho de R$ 1,5 trilhão. "O que o Brasil investe na Zona Franca de Manaus para manter a floresta em pé é muito pouco."