O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, deve reabrir no Natal, segundo o Governo Federal. Nesta segunda-feira (03/06), o espaço completou um mês com as portas fechadas, após danos causados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Uma nova vistoria ocorreu nesta segunda-feira, reunindo representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Fraport, e do Governo Federal. Durante a avaliação, foi constatado que será necessário reparar a rede elétrica e realizar reformas na pista, que sofreu danos. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o asfalto da pista está esfarelando.
Antes do fechamento, o Salgado Filho realizava uma média de 142 viagens diárias, tanto nacionais quanto internacionais. Desde então, mais de 4,2 mil voos foram cancelados.
O Rio Grande do Sul ficou sem voos internacionais, já que este é o único aeroporto no estado com autorização para tais operações.
O ministro de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, anunciou que a Fraport, concessionária responsável pelo aeroporto, receberá financiamento para cobrir os serviços de reparo, que não estavam previstos no contrato de concessão.